Homem com faixa do Corinthians
Foto: Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira (9), o Corinthians enfrenta o Flamengo no Maracanã, Rio de Janeiro. Mas, além da partida aproximar o Timão do título da Libertadores, esse jogo é ainda mais especial para Zé do Carmo, um torcedor de Jundiaí. Com essa partida, o jundiaiense completa 1000 jogos do Corinthians acompanhados nos estádios.

Zé do Carmo é natural de Cabuí, Minas Gerais, mas se mudou para Jundiaí ainda jovem. Surpreendentemente, toda sua família é palmeirense.

“Em 77, eu tinha oito aninhos, aquela fase que você vai para escola e decide o time que vai torcer. E tinha uma família que morava ao lado da minha casa que soltava rojão do Corinthians a noite inteirinha. Minha mãe me colocava para deitar e eu voltava para fazer a festa no portão, ela me colocava de novo, eu via que ela dormia e voltava”, contou Zé ao portal LANCE!.

Zé começou a acompanhar o time no dia 14 de dezembro de 1983, quando ele tinha 14 anos de idade. Já pé quente, o torcedor viu de pertinho o empate de 1 a 1 contra o São Paulo, mas que deu ao Timão o título paulista. Desde então, o jundiaiense tem viajado o Brasil, acompanhando o time alvinegro em disputas acirradas, memoráveis e históricas.

38 anos atrás do Corinthians

Desde a inauguração do estádio Neo Química Arena, o clube jogou 278 vezes. Desses, o torcedor perdeu apenas 14. Ainda assim, os compromissos da vida não impediram Zé do Carmo de acompanhar o primeiro jogo do Corinthians fora do Brasil. Em maio, ele assistiu o jogo do Timão contra o Boca Juniors, em Buenos Aires, na Argentina.

Zé do Carmo contou ainda que seu primeiro casamento acabou por causa de sua paixão pelo time. Seu segundo casamento quase seguiu o mesmo destino. “Tive uma briga feia com a minha esposa, e ela me fez prometer que eu não iria mais em jogos fora de casa. Ela pegou a minha minha mãe e minha filha do primeiro casamento e me fez prometer na frente delas. Brinco que me fez autenticar no cartório de Jundiaí”, brincou.

Torcedor de carteirinha

O programa do sócio torcedor do Corinthians tem um sistema que cria um ranking com as presenças dos associados. Como retorno, esses torcedores ganham prioridade na hora de comprar ingressos para partidas importantes. Como era de se esperar, entre 2010 e 2011, o jundiaiense ficou em número 1.

“Eu já participei de vários momentos que eram praticamente impossível para o Coringão sair com a vitória, com o título: 88′ Campinas, 90′ no Morumbi, 95′ em Ribeirão Preto. Então, a nossa história é feita de mudar a lógica da coisa”, contou ao Tribuna de Jundiaí.

Jogo 1000

Zé do Carmo já está no Rio de Janeiro, para celebrar a marca de 1000 jogos e assistir seu Timão. Ele embarcou de ônibus no terminal Tietê, em São Paulo, às 23h nesta segunda-feira (8). Por volta das 6h da manhã desta terça, chegou ao Rio de Janeiro.

Para deixar a ocasião ainda mais especial, ganhou um kit especial e uma faixa para celebrar seus mil jogos!

E aí, será que o “pé quente” e a conquista de Zé do Carmo dará sorte ao Corinthians?

“Hoje estou acreditando. É difícil? É difícil. Vai ser um milagre? Vai ser um milagre. Mas se não acreditasse nem teria vindo, né?”

A partida das Quartas de Final pela Copa Libertadores acontece hoje, 9 de agosto, a partir das 21h30. Acompanhe Zé do Carmo no Instagram para acompanhar seu jogo mil.