
O jundiaiense Rodrigo Koxa voltou às águas de Nazaré, em Portugal, onde conquistou o recorde mundial por ter encarado a maior onda já surfada. Nesta terça-feira (11), ele participou da Nazaré Tow Surfing Challenge, uma das competições mais esperadas do surfe internacional promovida pela World Surf League (WSL).
Acompanhado do surfista Pedro Scooby, a dupla enfrentou ondas de aproximadamente 15 metros. Apesar do bom rendimento, a equipe vitoriosa foi a Young Bulls, formada por Lucas Chianca, do Brasil, e Kai Lenny, do Hawai.
A temporada de ondas grandes da World Surf League vai até 31 de março. Quando os atletas são convocados, precisam correr com os preparativos para embarcar o mais rápido possível para Portugal – o que aconteceu exatamente com Koxa.
Na sexta-feira (7), ele soube que competiria com Scooby no campeonato e que a previsão indicava boas ondas. Em dois dias se preparou para embarcar a Nazaré mais uma vez.
Recorde mundial
Koxa nasceu em Jundiaí, mas sua juventude foi vivida na cidade litorânea do Guarujá. O atleta largou o futebol para se arriscar na água com a prancha e se apaixonou pelas “big waves”, as ondas gigantes.
Os treinos, unidos ao talento de Koxa, o consagraram campeão mundial de ondas gigantes e recordista Guinness por ter surfado, em 2018, a maior onda já registrada: 24,38 metros.
[tdj-leia-tambem]