Despertador

As Olimpíadas de Tóquio, no Japão, começam amanhã (21) para o Brasil, que terá em campo a estreia da seleção feminina de futebol, contra a China. Por causa do fuso horário, quem estiver aqui vai ter de acordar bem cedo se quiser acompanhar as disputas. O jogo de estreia da craque Marta e companhia, por exemplo, será às 5h. Por causa disso, em Jundiaí já tem gente de olho no despertador para não perder um lance sequer.

Apaixonado por futebol desde criança, André Rueda, 31 anos, fala que o amor pelas Olimpíadas vai além das modalidades. “Por ser formado em Educação Física, estudei sobre os Jogos Olímpicos e seus valores socioeducacionais. É muito mais do que uma simples disputa, que o esporte propriamente dito, que as medalhas. Trata-se de uma filosofia de vida, que busca transformar a sociedade”, ressalta.

[tdj-leia-tambem]

Ele disse que tem boas expectativas em relação às equipes brasileiras, especialmente o skate – modalidade estreante nas Olimpíadas e que o Brasil é favorito a conquistar pelo menos três medalhas. “Para essa edição estou ansioso para ver a equipe de skate, com grande expectativa de medalha para a equipe feminina”.

André: torcida especial pelo Rugby (Foto: Arquivo Pessoal)

Vôlei

Suelen Pereira, 30 anos, pratica vôlei e confessa ser apaixonada pelo esporte. “Eu amo esportes em geral, minha prioridade é a seleção de vôlei, tanto feminino quanto masculino. Mas também gosto muito de basquete, ginástica, futebol e atletismo. Tentarei ficar acordada de madrugada para acompanhar os jogos, sim”.

Ela ainda completa dizendo sobre as chances do Brasil em diversas modalidades. “Acredito que o vôlei, tanto de quadra quanto de areia, tem grandes chances de ser campeão. Aposto como sempre na ginástica, até pelas novas atletas e alguns veteranos, e no surf com o Gabriel Medina. Todos são grandes concorrentes ao ouro olímpico, mas também vou olhar os demais, que muitas vezes não são dados como favoritos e possuem um grande desempenho”.

Suelen torce para a seleção brasileira em todas as modalidades (foto: arquivo pessoal)

Futebol feminino

Tatisa Zonaro é professora de Educação Física, atleta e treinadora do Time Jundiaí de futebol feminino. Obviamente, as atenções dela estarão voltadas ao elenco da técnica sueca Pia Sundhage, que estreia amanhã contra as chinesas.

Ex-atleta com passagens pelo Guarani, São Paulo, Rio Branco de Americana e aqui em Jundiaí, a treinadora analisa o elenco. “Ela (Pia) está tentando mesclar a escalação com atletas jovens e outras já mais experientes, mas o ataque está forte. Ganhar esses primeiros jogos é fundamental para a confiança delas, a seleção vem bem ofensiva”, destaca.

Tatisa Zonaro
Tatisa Zonaro, ex-atleta e agora treinadora: confiança na seleção feminina (Foto: Facebook/Time Jundiaí)

Tatisa complementa sobre o quanto a disputa das Olimpíadas deste ano será diferente, por conta da pandemia e da preparação física dos atletas. “Acredito que notaremos muito a performance dos atletas, não só da seleção brasileira, mas de todas. Muitos jogadores também não foram nem liberados para jogar. Não podemos esquecer que Tóquio ainda está em alerta por conta da Covid-19, então teremos que ficar de olho em tudo. Estou me programando para assistir aos jogos e acompanhar todas as seleções”.

A abertura dos Jogos Olímpicos acontece nesta sexta (23), a partir das 8h, e terá transmissão da TV Globo.