Lucca em largada, à esquerda; Lucca com a medalha à direita.
Foto: Arquivo pessoal

Com apenas 7 anos, o atleta de Jundiaí Lucca Bernardes já tem muito a comemorar. Após realizar uma rifa para custear os gastos com viagem e hospedagem, o pequeno ciclista participou do Campeonato Brasileiro de BMX, em Salvador (BA), e conquistou o 3º lugar na categoria Boys 7.

A ação solidária divulgada pelo Tribuna de Jundiaí, e promovida dois meses antes da competição, mobilizou amigos, familiares e a comunidade. O resultado da rifa, que teve como vencedora Marilda Martins, foi divulgado nas redes sociais no dia 22 de junho.

Emocionada, a mãe de Lucca, Thais Bernardes, fez questão de agradecer:

“Quero deixar nosso agradecimento a todos que contribuíram com a rifa para que ele pudesse estar no Brasileiro em Salvador. Lucca foi, competiu, trouxe medalha de bronze, 3° melhor do Brasil, representou com garra nosso estado e cidade e está muito feliz — e tudo isso graças à ajuda de pessoas com bom coração. Deus os abençoe”.

Treinos intensos e rotina disciplinada

A conquista do pódio é fruto de muito esforço e dedicação. Segundo Thais, o pequeno atleta segue uma rotina de treinos intensa, com quatro dias de prática por semana, além de aulas, lazer e alimentação equilibrada.

“Todo esporte quando se almeja chegar no topo exige muitas renúncias, com o Lucca não é diferente. Para o Brasileiro, treinou também aos sábados e domingos, entre pista, sprint e treinos funcionais. A alimentação dele também é bem certinha e, para o campeonato, teve que renunciar muitas gostosuras que toda criança ama”, conta, aos risos.

Lucca ficou como o 3º melhor do brasil na categoria Boys 7 (Foto: Arquivo pessoal)

A força da família e os próximos desafios

Thais também reforça o papel dos pais no incentivo ao esporte desde a infância.“Nosso papel como pais de um atleta é sempre estar incentivando e apoiando, pois sabemos o quão importante é, para a vida das crianças, fazer parte de algum esporte. O BMX, como alto rendimento, é individual e ensina muito a eles: superação, determinação, foco, disciplina e buscar sempre evoluir para melhorar os resultados”.

Apesar do fim do campeonato nacional, os treinos continuam. Segundo a mãe, o foco agora são as próximas competições, e o sonho internacional segue firme:

“O Brasileiro acabou, mas ele seguirá se preparando. Em um futuro próximo, ele comece a desfrutar de ares internacionais”, afirma, explicando que os custos das viagens ainda são um obstáculo.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4