Atleta de Kung Fu de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com apenas 13 anos, Maria Luiza de França, atleta do Time Jundiaí, embarcou para Buenos Aires como uma das representantes da Seleção Brasileira de Kung Fu no 9º Campeonato Sul-Americano de Wushu. A competição acontece entre os dias 19 e 23 de junho e reúne os principais nomes da modalidade no continente.

Estudante do 8º ano do ensino fundamental, Maria Luiza é uma das grandes promessas do esporte nacional. Sua trajetória começou aos 7 anos, nas aulas de ginástica artística oferecidas pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura de Jundiaí, no Complexo Esportivo Francisco Dal Santo. Mas foi com a chegada do professor Richard Barbosa que ela se apaixonou pelo Kung Fu e decidiu se dedicar integralmente à arte marcial.

Treinador e atleta de Kung Fu de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Da ginástica ao pódio

A jovem atleta rapidamente se destacou nas competições, acumulando vitórias e reconhecimentos. Todo o esforço foi recompensado com o convite para integrar a Associação Hu Kung Fu Wushu do Brasil, um marco em sua carreira.

“Kung Fu é sinônimo de evolução e superação. Procuro ser melhor a cada treino, a cada dia. Ser convocada para a Seleção Brasileira e representar meu país é fruto de muito esforço. O que espero do campeonato é viver essa experiência em outro país e dar o meu melhor na apresentação”, afirmou Maria Luiza.

Atleta de Kung Fu de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]

Orgulho jundiaiense

Richard Barbosa, treinador e responsável por revelar o talento da atleta, destaca sua evolução e o impacto que ela já causa no cenário estadual e nacional.

“Maria Luiza sempre demonstrou maturidade e dedicação acima da média. Em 2022, após o período de pandemia, começou a se destacar nos treinos. Em 2023, essas características se consolidaram com excelentes resultados em competições. E em 2024, ela conquistou o primeiro lugar nos principais eventos do Estado de São Paulo. A convocação para a Seleção Brasileira é fruto desse empenho e talento”, disse o técnico, orgulhoso.

Integrante da equipe de competição do Time Jundiaí desde 2024, Maria Luiza é um exemplo da força do esporte de base no município. Sua participação no Sul-Americano é não apenas uma conquista pessoal, mas também um reconhecimento ao trabalho de formação esportiva promovido na cidade.