O Flamengo ficou com o título do Campeonato Brasileiro, nesta quinta (25), mesmo após perder por 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbi. Os cariocas foram beneficiados pelo empate sem gols do Internacional/RS, que também brigava pelo título, e terminaram na classificação com 71 pontos – um a mais que os gaúchos.
Por três vezes o time gaúcho marcou no jogo, mas os gols foram anulados após consulta ao VAR. No primeiro tempo, o árbitro marcou pênalti depois que a bola bateu no braço de Ramiro, dentro da área corintiana, aos 34 minutos. Ele voltou atrás após ser chamado pelo VAR e revisar o lance em câmera lenta.

Dez minutos depois, Yuri Alberto recebeu na entrada da área e bateu cruzado para marcar o gol. Na revisão do VAR, foi acusado impedimento do atacante colorado.
Na etapa final, os gaúchos seguiram pressionando o adversário com muita intensidade e quase marcaram com um cabeceio de Edenilson – Cássio defendeu com os pés. Ainda teve uma bola na trave aos 18 minutos, num tiro forte de Caio Vidal que Cássio conseguiu desviar com a ponta dos dedos.
O tempo foi passando e o Inter demonstrava nervosismo. Aos 37, Lucas Ribeiro ganhou de Gil no alto e cabeceou firme, rente à trave.
As únicas chances reais de gol do Corinthians surgiram nos pés de Léo Natel: na primeira, aos 32 minutos, ele cruzou da direita, rasteiro para a área. A bola passou por Marcelo Lomba e Jô não conseguiu alcançar a bola; na segunda, outro cruzamento do jogador e no corte quase Edenilson faz contra – Lomba espalmou.
Aos 51 minutos, Edenilson marca o gol que seria do título, mas o auxiliar deu impedimento. O VAR foi consultado e de novo o tento acabou anulado.
Flamengo
Na outra briga pelo título, Flamengo e São Paulo fizeram um primeiro tempo fraco tecnicamente. Aos 49 minutos, numa cobrança de falta sofrida por Tchê Tchê na meia-lua da grande área, o artilheiro Luciano bateu forte de perna esquerda para marcar – contando com falha de Hugo.

Na etapa final, os rubro-negros empataram logo aos 6 minutos. Arrascaeta cobrou escanteio, Gustavo Henrique escorou de cabeça e Bruno Henrique desviou para o fundo do gol.
O São Paulo respondeu aos 13 minutos e voltou à frente no placar com gol de Pablo, depois de assistência na medida de Daniel Alves. Depois disso, os donos da casa trocaram passes no meio-campo e o Flamengo tentou chegar ao empate, mas o cansaço pesou.
A vitória deu ao São Paulo a vaga para disputar a fase de grupos da Copa Libertadores.
[tdj-leia-tambem]