O Palmeiras ganhou, nesta quarta-feira (2), mais um título sul-americano: a Recopa. O Verdão venceu o Athletico-PR por 2 a 0, no Allianz Parque, e conquistou a taça pela primeira vez, com o placar agregado de 4 a 2.

A vitória alviverde foi aberta um golaço de Zé Rafael aos cinco minutos do segundo tempo, quando acertou uma cobrança de falta na gaveta de Santos, que pulou, mas não achou nada. Nos minutos finais, com o Athletico já lançado ao ataque, Atuesta deu uma assistência para Danilo bater firme e validar a vitória dos donos da casa.

Com isso, o Alviverde fatura mais uma taça internacional desde que o técnico Abel Ferreira assumiu o comando do clube, em novembro de 2020. Nesse tempo, o português levou a equipe a duas conquistas da Conmebol Libertadores, e agora uma inédita Recopa.

Na história do Palmeiras, essa é a quinta conquista a nível sul-americano. Essa também é a 12ª vez que um time brasileiro vence a Recopa.

[tdj-leia-tambem]

Com o resultado, o Palmeiras é campeão da Recopa e fatura o prêmio R$ 8,16 milhões. Já o Athetico-PR terá que se contentar com o vice-campeonato e um bônus de R$ 4,079 milhões.

Diferentemente do jogo de ida, Alberto Valentim, o técnico do Furacão adotou uma postura extremamente defensiva em São Paulo, já que no primeiro tempo, ele viu sua equipe ser amplamente dominada, sem conseguir nem mesmo cruzar a linha de meio-campo.

Com isso, veio o castigo no início da etapa complementar, com o golaço de falta de Zé Rafael, que obrigou o Athletico a ir para cima. Valentim até fez mexidas para tentar ampliar a presença ofensiva, mas não teve muito sucesso e acabou amargando o vice.