Foto: Edvaldo Santos/Paulista FC
Foto: Edvaldo Santos/Paulista FC

O Paulista Futebol Clube foi derrotado pelo União Barbarense por 2 a 0 neste sábado (24) e acabou sendo rebaixado para a quinta divisão do Campeonato Paulista pela primeira vez em seus 114 anos de existência.

Mesmo com o apoio da torcida que compareceu ao estádio Jayme Cintra, o Galo do Japi não conseguiu impedir a vitória o União Barbarense, que marcou dois gols de escanteio através do zagueiro Diego. Com essa queda, o Paulista amarga seu oitavo rebaixamento nos últimos 16 anos.

Eliminado na primeira fase da Bezinha, a quarta divisão estadual, o clube disputará a quinta divisão estadual em 2024, quando a competição será recriada. Para evitar o rebaixamento, os times da Bezinha precisavam chegar, no mínimo, à terceira fase do torneio deste ano.

Conquista histórica

22 de junho de 2005 é uma data que marcou a glória de um Paulista que não existe mais. Na final da Copa do Brasil, o Galo do Japi empatou com o Fluminense em São Januário e levou o título histórico, após uma vitória por 2 a 0 no jogo de ida. No ano seguinte, em 2006, disputou a Libertadores e chegou a vencer o River Plate, em Jundiaí.

Em 2006, esteve muito próximo de subir para a Série A do Brasileirão, quando terminou a Série B na 5ª posição, empatado com o América-RN, que ficou em 4º lugar, ambos com 61 pontos. Dois anos antes, em 2004, o Galo foi vice-campeão do Paulistão ao perder a final para o São Caetano.