Pelé
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pelé (82), segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e recebe tratamentos paliativos exclusivos, porquê não responde mais ao tratamento de quimioterapia.

Em 2021, Pelé passou por uma cirurgia para o câncer no intestino, descoberto naquele ano. Desde então, fazia tratamento quimioterápico. No início deste ano, o craque recebeu o diagnóstico de metástases, no fígado e no pulmão.

Segundo informações da ESPN, Pelé chegou ao hospital com quadro de anasarca, ou seja, inchaço generalizado, síndrome de edema generalizado e insuficiência cardíaca descompensada. Além disso, na tarde de sexta-feira (2), o Hospital Albert Einstein disse, em nota, que o ex-futebolista teve uma infecção respiratória após internação para uma reavaliação da quimioterapia para tratar tumor de colón, identificado em setembro do ano passado.

Cuidados paliativos

A Folha de S.Paulo apurou que Pelé não está mais respondendo ao tratamento quimioterápico. Por isso, os médicos iniciaram cuidados paliativos. Ou seja, a quimioterapia foi suspensa, e agora o craque recebe medidas para aliviar, por exemplo, dores e falta de ar, sem terapias invasivas.

[tdj-leia-tambem]

Esse tipo de tratamento é indicado para pacientes com doenças e condições progressivas, e que podem ser fatais. De acordo com apuração do jornal, a infecção respiratória diagnosticada está sendo tratada com antibióticos e a “resposta tem sido adequada”. Além disso, um comunicado assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista; o oncologista Rene Gansl; e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico do Einstein, “o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”. Assim, Pelé deve seguir internado pelos próximos dias para seguir com os tratamentos.

Através das redes sociais, a filha de Pelé, Kely Nascimento, diz que “a mídia está surtando novamente”, e minimiza o quadro de saúde do pai. “Meu pai está internado, regulando medicamento. Eu não estou pulando num voo para correr lá. Meus irmãos estão no Brasil, visitando, e eu vou no Ano-Novo. Não tem surpresa, nem emergência“, escreveu Kely em uma publicação no Instagram.

Na quinta-feira (1°), a conta no Instagram de Pelé publicou um texto em que o craque agradece a homenagem que recebeu no Catar e tranquiliza os fãs. “Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Qatar por essa homenagem, e a todos que me enviam boas energias!”