
Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), promoveu nesta semana uma reunião com representantes da Walking Football Brasil — organização da sociedade civil sem fins lucrativos — para debater a manutenção e expansão da modalidade no município.
O encontro contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, da gestora da UGEL, Rita Orsi, do presidente executivo da Walking Football Brasil, Ricardo Leme, além de técnicos da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer.
“Oferecer opções de modalidades esportivas para que as pessoas da terceira idade possam viver melhor, sociabilizar e cuidar do condicionamento físico é um dos nossos objetivos. Além disso, iniciativas como essa mostram como os instrumentos de incentivos fiscais podem ser usados para promover qualidade de vida para os cidadãos”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.
Expansão do Walking Football é prioridade
Durante a reunião, a gestora da UGEL, Rita Orsi, destacou a importância de ampliar o acesso à prática esportiva para diferentes públicos em Jundiaí.
“A ideia de ampliar a oferta de espaços é fundamental. O Walking Football é uma prática adaptável, que pode atender diferentes públicos com segurança e qualidade”, explicou Rita.
Atualmente, o Walking Football é praticado no CECE Nilo Avelino Macedo, localizado no Jardim Esplanada, e vem ganhando a adesão de novos participantes interessados em melhorar o condicionamento físico e a integração social.
Entenda o Walking Football
O Walking Football é uma variação do futebol tradicional, com uma regra principal: os jogadores devem apenas caminhar durante a partida. Voltada especialmente para pessoas acima de 60 anos, a modalidade visa tornar o esporte mais acessível, seguro e inclusivo para públicos de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Além da proibição de correr, o Walking Football traz adaptações como a limitação do número de toques na bola por jogador e a altura máxima em que a bola pode ser levantada, garantindo mais segurança e promovendo benefícios à saúde física e mental dos praticantes.
A ampliação da prática em Jundiaí reforça o compromisso da cidade em oferecer atividades inclusivas, de qualidade e que incentivem o envelhecimento ativo.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]