
O projeto social de capoeira de Jundiaí e Região, Gingando e Estudando, terá suas atividades retomadas na próxima semana de janeiro.
Após grandes conquistas que marcaram 2025, com graduação de novos talentos, o projeto – idealizado e ministrado pelo mestre Miguel Barbosa, conhecido como Vampiro – pretende manter o compromisso com o acesso democrático à cultura: todas as aulas são gratuitas e abertas à comunidade.
Em dezembro de 2025, o projeto teve seu encerramento anual com momentos marcados por emoção, aprendizado e valorização da cultura popular brasileira. Desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Ana Paes e o Instituto Vida em Movimento, o projeto reafirma a capoeira como uma potente ferramenta educativa, cultural e de inclusão social, lembra o mestre Miguel.
Graduações e Encerramento do Projeto em 2025
Conforme balanço do Miguel sobre as atividades do ano passado, o ponto alto foi a troca de graduações, cerimônia tradicional da capoeira que simboliza o avanço técnico, a disciplina e o compromisso dos participantes com a arte.
A celebração, ocorrida em 13 de dezembro de 2025, contou com a presença de importantes mestres de capoeira da Região, como Mestre Dema, Mestre Anderson, Mestre Zai, além da participação especial do Mestre Kauê e da Mestra Fernandinha, que contribuíram significativamente para o fortalecimento do encontro e a troca de saberes.
Além da celebração cultural, o evento também marcou a formação de novos agentes culturais, jovens e adultos que, por meio da capoeira, passam a atuar como multiplicadores da cultura popular, promovendo identidade, pertencimento e transformação social em seus territórios.
“Mais do que um encerramento, o encontro representou a consolidação de um trabalho coletivo que une escola, comunidade e cultura, fortalecendo vínculos e ampliando o acesso às manifestações culturais”, disse Miguel.
Interessados podem ter mais informações no Instagram do projeto @gingandoeestudando