Menino com uniforme e capacete e BMX
Foto: Arquivo Pessoal/Aroldo Toledo

Com apenas 1 ano de idade, Andrey Toledo ganhou de presente sua primeira bicicleta. Agora, seis anos depois, o pequenos jundiaiense representará a cidade no Campeonato Sul-Americano de BMX em Lima, no Peru.

A paixão pela prática de Bicycle Moto Cross surgiu quando Andrey tinha apenas 4 anos, após assistir uma corrida no Jarinu Bicicross Clube.

Foto: Arquivo Pessoal/Aroldo Toledo

Mesmo com muita força de vontade e brilho nos olhos, o pequeno só pôde começar a competir depois dos 5 anos de idade, representando o time do Clube de Jarinu, onde se apaixonou pelo BMX.

Mas esse pequeno empecilho só incentivou Andrey, para que treinasse mais e mais durante esse espaço de tempo. Como resultado, começou a competir e em sua primeira corrida, ficou em 3º lugar.

Além disso, conquistou o 2º lugar no Campeonato Pan-Americano de BMX que aconteceu no Brasil.

Coleção de prêmios

Em uma de suas premiações mais recentes, na competição que aconteceu no final de 2020, durante a pandemia, Andrey participou de três corridas.

Na primeira corrida, ficou em 1º lugar; na segunda disputa, 3º lugar. Já na última corrida, o pequeno liderava, mas acabou caindo. Ainda assim, conquistou o título de Vice-Campeão Paulista de BMX.

Foto: Arquivo Pessoal/Aroldo Toledo

Representação Nacional

O pai de Andrey, Aroldo Toledo, conta que neste ano as corridas começaram no mês de setembro. A princípio, o jundiaiense está disputando a liderança.

“Serão 5 etapas. Até agora foram 2. Semana que vem tem o Brasileiro e depois o [campeonato] principal”, explica. Em Lima, Andrey será o único dentre os 32 atletas do Brasil da região de Jundiaí.

Perguntado sobre qual foi a reação de Andrey ao saber que participaria do Pan-Americano, Aroldo conta: “Ficou emocionado e começou a treinar mais ainda, porque sabe se será mais difícil a competição”.

Investimento

Na gestão atual da Prefeitura de Jundiaí, o esporte tem cada vez mais feito parte dos orçamentos. Os investimentos são direcionados para novos locais de treinamento e competições, além de proporcionar lazer à todas as faixas etárias.

O vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, ainda relaciona as práticas esportivas à saúde dos pequenos, e dos grandes jundiaienses. “Esporte é Saúde, sinônimo de Qualidade de Vida. Quanto mais investimentos, tenho que certeza que estaremos economizando na Saúde“, ressalta.

Uma das novidades, que Aroldo compartilha, é o maior protagonismo de crianças nas modalidades. Martinelli também menciona a revitalização da pista de BMX na Vila Maringá.

“É um investimento que valeu a pena e que já está dando resultados”, destaca o vice-prefeito.

“Hoje estamos acompanhando os jovens que frequentam o local. E o Andrey estará representando e elevando ainda mais o nome da nossa cidade na América do Sul. É muita alegria e satisfação, uma honra para toda cidade ver um jovem e o pai que amam tanto o esporte”, finaliza.

‘É Nois No Croiss’

A viagem para o campeonato será mantida graças à patrocinadores que apoiam Andrey a seguir seus sonhos e seu talento. Ainda assim, o pai do menino esclarece que a família é a maior apoiadora.

“A maior parte do custo é do PAItrocínio”, conta, rindo.

Hoje, Andrey tem o acompanhamento de treinadores esportivo e físico, nutróloga e nutricionista, para manter a boa saúde durante as competições. Além disso, com a ajuda de amigos, a família construiu uma pista de BMX na chácara em que vivem, no bairro Mato Dentro.

Bem humorados, batizaram a pista de “É Nóis No Croiss”!

Imagens: Arquivo pessoal/aroldo toledo

[tdj-leia-tambem]