Bombeiros em prova de rafting.
Equipe disputou as provas em Pucón, no Chile (Foto: Maurício Valência Fotografia/ Arquivo pessoal)

A equipe de rafting do Corpo de Bombeiros das cidades de Várzea Paulista e Brotas, de São Paulo, ganharam medalha de ouro no Pan-Americano de Rafting, disputado entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro, no Chile. 

[tdj-leia-tambem]

E o Tribuna de Jundiaí entrevistou um dos soldados que faz parte da equipe esportiva, o João Luiz Rodrigues Junior, de Várzea Paulista. 

O título entrou para a história da Polícia Militar de São Paulo, sendo a primeira vez que um time formado por bombeiros ganha um torneio na modalidade. O grupo ficou em 1º lugar na categoria geral após a soma das três provas, ficando em 1º na Rx (disputa em dois botes), em 2º no Downriver (descida com todos os botes) e em 3º no Slalom (individual). 

Para João Luiz, participar do campeonato “foi uma experiência nova”, o bombeiro já havia participado de outras competições internacionais, mas no Pan-Americano foi a primeira vez. “O fato de irmos representar o país e também levar o nome do Corpo de Bombeiros de São Paulo tornou a competição ainda mais especial”, completa.

Equipe é formada por bombeiros de Várzea Paulista e de Brotas (Foto: Arquivo pessoal)

O soldado enaltece a experiência dos colegas e conta que a competição foi a realização de um sonho. 

“Tive a oportunidade de remar ao lado de dois atletas que são referências na modalidade e carregam juntos mais de 15 títulos mundiais. Para mim, foi a realização de um sonho”, afirma. 

E além de João Luiz, o soldado da Polícia Militar Cavalcante também é da cidade das orquídeas e participou da competição, trazendo ouro para o país.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos 

Próximo passo é o Campeonato Brasileiro de Rafting

Agora, a equipe disputará o Campeonato Brasileiro de Rafting, que será realizado em fevereiro do ano que vem, no município de Três Rios (RJ). “Vamos continuar treinando para a competição”, adianta. 

O torneio servirá como eliminatória para a disputa do mundial de Bariloche, na Argentina, em 2025.