Pela quinta vez consecutiva nas Paralimpíadas, a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro no futebol de 5 (para atletas cegos), o maior rival, a Argentina. Com gol de Nonato no segundo tempo, a seleção fez 1 a 0 e levou o título na arena Aomi, em Tóquio, sem ser vazada e se manteve intocável no megaevento. O Brasil chegou ao seu 22º ouro geral no Japão, superando por um o recorde que havia sido estabelecido em Londres 2012 (21).
[tdj-leia-tambem]
O Brasil jamais perdeu uma partida em cinco campanhas paralímpicas que lhe renderam cinco medalhas de ouro. O futebol de 5 estreou nas Paralimpíadas em Atenas 2004 e sempre viu o Brasil no topo do pódio. Na Grécia, a vitória foi sobre a Argentina nos pênaltis. Em Pequim 2008, o título veio sobre a China, por 2 a 1.
O tri foi garantido em Londres 2012 com um triunfo sobre a França por 2 a 0. Na Rio 2016, o oponente da decisão foi o Irã, devidamente batido na final por 1 a 0.
Na disputa da medalha de bronze em Tóquio, o Marrocos – que havia caído diante do Brasil na semifinal – ganhou a China por 4 a 0 e assegurou lugar no pódio na capital japonesa.