Na última final definida em casa, assim como ocorrerá sábado, o Paulista era comandado pelo técnico Fernando Diniz, que hoje dirige o São Paulo no Campeonato Brasileiro (Fotos: Divulgação e Marcelo Langue)
Na última final definida em casa, assim como ocorrerá sábado, o Paulista era comandado pelo técnico Fernando Diniz, que hoje dirige o São Paulo no Campeonato Brasileiro (Fotos: Divulgação e Marcelo Langue)

Depois do empate sem gols no último sábado, Paulista e Marília definem quem será o campeão do Campeonato Paulista da 2ª Divisão no estádio Jayme Cintra, neste sábado, às 16h.

[tdj-leia-tambem]

A última vez que a casa do Galo sediou a partida final de uma decisão foi em 2010. Naquele ano, Paulista e Red Bull decidiram o título da Copa Paulista e o Galo saiu com o título.

No primeiro jogo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, o 1 a 1 foi o placar final, mesmo resultado da partida no Jayme Cintra.

O Paulista conquistou a competição novamente em 2011, porém a partida final foi em Ribeirão Preto, diante do Comercial.

Na última final definida em casa, assim como ocorrerá sábado, o Paulista era comandado pelo técnico Fernando Diniz, que hoje dirige o São Paulo no Campeonato Brasileiro.

A trajetória

Em 2010, Fernando Diniz chegou ao Paulista depois do ótimo trabalho feito no Votoraty. No seu primeiro ano como treinador, em 2009, levou o time de Votorantim ao título da Série A3 e a conquista da Copa Paulista, em final, justamente contra o Paulista.

Ele chegou em Jundiaí com a missão bem clara: ganhar a Copa Paulista e devolver o Tricolor ao cenário nacional, com a conquista da vaga para a Copa do Brasil.

O trabalho dele, porém, nunca foi unanimidade no Paulista. Nos primeiros jogos foi contestado por insistir na constante movimentação dos jogadores e na improvisação de atletas nas escalações.

Papel fundamental

Contudo, Diniz teve fundamental papel na conquista do Galo da Copa Paulista em 2010.

No Paulista, ele sempre teve o comando do time nas mãos e definiu um padrão tático da equipe desde o começo até o final da competição.

Além disso, apostou em atletas da base, como Weldinho, Rodrigo Sabiá, Nenê Bonilha, Marquinhos, Samuel Xavier, Mike, recuperou atletas que hoje se destacam no futebol brasileiro, como o atacante Hernane Brocador e mesclou com atletas experientes como Henrique, ex-Guarani, Fábio Gomes, ex-Palmeiras e Sidnei, ex-CRB.

O título de 2010 foi o segundo consecutivo da Copa Paulista do treinador.

Diniz deixou o Paulista em 2011 durante o Campeonato Paulista. Ele saiu na sexta rodada após um empate sem gols com o Noroeste em Jundiaí.

Colaboração: Fábio Manzini