
A Seleção Brasileira de goalball levou dois ouros na final do feminino e masculino nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Técnico do masculino, o jundiaiense Alessandro Tosim é tricampeão da competição.
Durante a disputa, a equipe masculina dominou o confronto, contra os Estados Unidos, desde o primeiro minuto. Liderado pelo craque Leomon, a equipe fechou o primeiro tempo vencendo por 8 a 3. No segundo tempo, a Seleção Brasileira chegou rapidamente ao placar de 11 a 4.
Os americanos chegaram a marcar cinco gols sequidos e marcaram cinco gols, enconstando no 11 a 9, mas a equipe brasileira reagiu e reagiu com mais mais um gol de Leomon, quando faltavam pouco mais de 30 segundos.
“O jogo contra os Estados Unidos é sempre pegado porque são os dois países que são pau a pau no goalball da América. Normalmente é um jogo muito disputado até a última bola. Quando a gente viu eles encostando, decidimos segurar na defesa e esperar eles errarem. Então, foi o que a gente fez: seguramos na defesa e encaixamos os gols em profundidade. Sofremos algums gols ali, a bola molhou, o que fez ela ficar mais rápida, mas graças a Deus a gente solucionou a nossa defesa e conseguimos anulá-los para que eles não pudessem ultrapassar a gente no placar”, explicou Josemárcio Sousa, autor de três gols no jogo.
Mas o destaque da partida que deu a medalha de ouro no goalball masculino para o Brasil, com uma vitória de 12 a 9 sobre os Estados Unidos, foi o atleta Leomon, autor de nove gols na partida.
Outros reconhecimentos
Alessandro Tosim foi eleito pela terceira vez, no ano passado, o melhor técnico do ano na categoria “Esporte Coletivo” pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O time que ele comanda conquistou, também em 2018, o título de bicampeão mundial. A equipe soma, além do bicampeonato mundial e dos três títulos nos Parapan-Americanos, duas medalhas nos Jogos Paralímpicos: prata em Londres 2012 e bronze no Rio 2016.