
Após 16 anos de espera, o Corinthians voltou a gritar campeão da Copa do Brasil. O título da temporada 2025 foi confirmado neste domingo (21), com a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco da Gama, em um Maracanã lotado, com mais de 67 mil torcedores.
Os gols da conquista corintiana foram marcados por Yuri Alberto, ainda no primeiro tempo, e Memphis Depay, na etapa final. Pelo lado vascaíno, quem balançou as redes foi Nuno Moreira.
Quarto título do Timão na Copa do Brasil
A última conquista do Corinthians na competição havia sido em 2009. Desde então, o clube amargou dois vice-campeonatos, em 2018 e 2022. Com o título de 2025, o Timão chega a quatro troféus da Copa do Brasil, igualando-se ao rival Palmeiras no ranking dos maiores campeões.
À frente aparecem Grêmio e Flamengo, com cinco títulos cada, enquanto o Cruzeiro lidera a lista com seis conquistas.
Primeiro tempo intenso e gols para os dois lados
O jogo começou movimentado no Maracanã, com o Vasco controlando a posse de bola nos minutos iniciais. No entanto, o Corinthians foi mais eficiente. Aos 18 minutos, Matheuzinho acertou um cruzamento preciso para Yuri Alberto, que dominou e tirou o goleiro Léo Jardim da jogada para abrir o placar.
O gol deu confiança ao Timão, que quase ampliou aos 25 minutos, novamente com Yuri Alberto, mas o camisa 9 finalizou para fora em situação clara.
Empurrado pela torcida, o Vasco reagiu. Philippe Coutinho quase empatou aos 35 minutos, mas o gol cruz-maltino saiu aos 40. Após erro de Raniele, Andrés Gómez avançou pela esquerda e cruzou na medida para Nuno Moreira, que cabeceou para vencer Hugo Souza e deixar tudo igual antes do intervalo.
Memphis decide e Corinthians segura a pressão
No segundo tempo, o Vasco voltou buscando jogadas mais ofensivas, enquanto a defesa comandada por Dorival Júnior se manteve bem postada para conter o ímpeto adversário.
Aos 17 minutos, o Corinthians foi letal. Em bela jogada iniciada por Breno Bidon, Matheuzinho encontrou Yuri Alberto na outra ponta. O atacante tocou para Memphis Depay, que, até então discreto na partida, empurrou para o gol e recolocou o Timão em vantagem.
A partir daí, o Vasco passou a pressionar, rondando a área corintiana, enquanto o Corinthians se defendia e tentava administrar o resultado. Nos acréscimos, o time carioca ainda criou boas chances. Aos 47 minutos, Rayan obrigou Hugo Souza a fazer grande defesa. Na sequência, GB teve a última oportunidade, mas finalizou por cima.
Apesar do sufoco final, o Corinthians resistiu até o apito final e, enfim, pôde soltar o grito de campeão que estava entalado há 16 anos.