VAR e as polêmicas no Brasileirão: o que dizem os especialistas de Jundiaí?
Connect with us

Esportes

VAR e as polêmicas no Brasileirão: o que dizem os especialistas de Jundiaí?

Lances que demoram para ser revisados, preciosismo dos árbitros e falhas no equipamento dão o tom da chiadeira geral no futebol

Published

on

Atualizado há

O Campeonato Brasileiro de Futebol foi marcado pelas polêmicas geradas em torno do VAR (Video Assistant Referee), o popular “árbitro de vídeo”. Por não concordarem com lances decididos pelo apoio tecnológico, clubes como Corinthians, São Paulo e Vasco (este último, inclusive, exigiu anulação da partida contra o Internacional/RS) reclamaram muito com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Tudo isso colocou em dúvida a missão do equipamento de auxiliar o trio de arbitragem a diminuir erros de interpretação nos jogos. Os torcedores entraram na onda e fizeram diversas montagens (memes) sobre o tema para brincar na internet.

VAR

Torcedores não perdem tempo e VAR se torna piada na internet após erros (Foto: Rede Social)

Em Jundiaí, dois especialistas aceitaram o convite do Tribuna de Jundiaí para analisar as reclamações e opinar sobre o uso do VAR no País. Por que existe tanta reclamação no futebol brasileiro?

Para Rafael Porcari, ex-árbitro, administrador de empresas, professor e consultor em arbitragem de futebol, há muita vaidade em relação às decisões dos juízes em campo. Ele explicou que a tecnologia disponibilizada pela CBF para os jogos também é muito diferente da empregada nos campeonatos europeus, por exemplo.

Além disso, segundo ele, o uso do VAR em muitos lances acabou sendo usado para eximir o árbitro central de responsabilidades. Dono de um blog, Porcari tem vários textos comentando sobre o equipamento com críticas contundentes.

Presidente da Arad (Associação Regional de Arbitragem Desportiva), o protético dentário e árbitro de futebol Antônio Costa, o Toninho, também concorda que alguns árbitros deixaram de decidir lances e transferem para o VAR essa responsabilidade. Ele lembrou que o Campeonato Paulista deste ano, que terá início na próxima semana, também terá o árbitro de vídeo em todas as partidas.

Confira os tópicos da entrevista feita com os especialistas:

rafael porcari

Ex-árbitro escreve sobre o tema em um blog (Foto: Arquivo Pessoal)

Rafael Porcari

Qualidade e vaidade

“O problema do VAR brasileiro é a dificuldade em encontrar árbitros que estejam preparados para usar o equipamento e também a transferência de responsabilidade. Temos hoje um grupo específico que está se especializando nele, mas dentro de campo há duas situações que envolvem vaidade: se o VAR for muito jovem, o árbitro de campo não acata a decisão do vídeo. Já se for muito experiente, ele segue cegamente o que foi dito”.

Câmera lenta

“Estamos tendo um problema de interpretação de lances. Quando você usa a câmera lenta, isso deturpa a dinâmica do jogo. Por mais experiente que ele (árbitro) seja, não é um técnico de TV. Você acaba sendo influenciado por isso. Quando comecei a comentar jogos, tive que tomar muito cuidado para não emitir uma opinião enviesada por estar num ambiente com ar condicionado, sem pressão… Isso tem grande diferença! O VAR no Brasil está dependendo muito de equipamentos tecnológicos, como traçar a linha virtual. Você tem a cena do vídeo, não precisa esperar a linha… é um pouco de medo em assumir responsabilidade”.

Menos estrutura

“Os equipamentos no Brasil não são os mesmos usados no estrangeiro, lá fora é tudo independente. Não temos o mesmo número de câmeras que tem na Europa, por exemplo. Aqui os árbitros ficam nos estádios, na Europa eles estão em uma central tecnológica, dentro das federações”.

Profissionalização

“Precisa de um quadro de árbitros profissional, que vai ser treinado à exaustão para não falhar. No Brasil eles fazem parte de cooperativas e sindicatos, que não integram o quadro de funcionários da CBF. Se não profissionalizar, não há VAR que ajude a resolver os problemas de campo”.

antonio costa arad

Toninho (à frente) é presidente da Arad (Foto: Arquivo Pessoal)

Toninho Costa

Importante

“O VAR é uma ferramenta importante, pois ajuda a legitimar o resultado. A nossa cultura é diferente do restante do mundo, recentemente tivemos um gol irregular que decidiu o título do Mundial de Clubes. O árbitro de vídeo focou no impedimento e não notou o toque na mão do atacante, que invalidaria o gol. Teve um ou outro comentário ali e só”.

Cobrança

“O brasileiro cobra muito, vê o futebol como algo extremamente importante. Existem muitos aspectos no Brasil que precisamos que as pessoas lutem e isso, em muitos casos, não acontece. No futebol, porém, as brigas são constantes”.

Erro tecnológico

“No jogo entre Vasco e Inter/RS não poderia ter acontecido (o erro), mas foi uma falha do equipamento e não da equipe de arbitragem. Pode ocorrer”.

Usando errado

“Evoluir e aprender a usar a ferramenta. Muito árbitro e auxiliar está usando o VAR como muleta: se tem condições de definir o lance, não precisa esperar o árbitro de vídeo! O VAR é uma ferramenta sensacional, veio para acabar com 90% dos erros, mas está sendo usado de maneira equivocada. Precisamos avançar mais para ficar perfeito”.

Exemplo para CBF

“Este ano, no Paulistão, vamos ter VAR em todas as partidas e esperamos que os árbitros paulistas possam se tornar referência para o restante do País”.

Esportes

Fisiculturista de Jundiaí é prata em competição internacional

Agora, Pedro Falasco tem como objetivo a etapa da Muscle Contest que acontece no dia 21 de setembro, em Jundiaí, no Clube Uirapuru.

Published

on

Fisiculturista de Jundiaí é prata em competição internacional
Foto: Reprodução/Instagram/pedrofalasco_

Neste sábado (22), o fisiculturista de Jundiaí, Pedro Falasco, de 22 anos, conquistou seu primeiro troféu no Muscle Contest Internacional. O torneio aconteceu em Praia Grande, no litoral paulista. O jundiaiense competiu em duas modalidades: Men's Classic Physique - Open Class B e Men's Classic Physique - Junior. Nesta última categoria, o fisiculturista garantiu o segundo lugar. Foto: Reprodução/Instagram Fisiculturista…

Continue Reading

Esportes

Atleta jundiaiense de fisiculturismo fica em 4º lugar em competição

Pedro Falasco, de 22 anos, disputou a categoria sub-23, em competição promovida pela SPFF – São Paulo Fisiculturismo e Fitness

Published

on

Atleta jundiaiense de fisiculturismo, Pedro Falasco, exibe corpo em competição
O jovem atleta jundiaiense de fisiculturismo. Foto: Divulgação

No último domingo (16), o atleta jundiaiense de fisiculturismo, Pedro Falasco, de 22 anos, conquistou o 4º lugar na competição de fisiculturismo, categoria sub-23, promovida pela SPFF – São Paulo Fisiculturismo e Fitness. O evento, realizado no Teatro Gamaro, na Mooca, em São Paulo, reuniu competidores de alto nível. Desempenho avaliado em detalhes Durante a competição, os atletas foram submetidos…

Continue Reading

Esportes

BMX: Jundiaí brilha na Copa do Brasil com quatro pódios

Os pilotos conquistaram um título, um segundo lugar e dois terceiros lugares, mostrando a força do esporte na cidade

Published

on

Andrey Toledo, da equipe de BMX de Jundiaí, conseguiu um título e um terceiro lugar na Copa do Brasil em Indaiatuba
O jundiaiense Andrey Toledo conseguiu um título e um terceiro lugar na competição. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A equipe jundiaiense de BMX Racing fez bonito neste domingo (16) na Copa do Brasil, disputada em Indaiatuba. Os pilotos conquistaram um título, um segundo lugar e dois terceiros lugares, mostrando a força do esporte na cidade. Resultados da equipe de Jundiaí de BMX Na categoria Boys 10 Aro 20, Andrey Toledo dominou a prova e conquistou o título de…

Continue Reading

Esportes

Ocelots Futebol Americano em duelo decisivo na semifinal da SPFL

Ocelots Futebol Americano busca vaga na final após superar adversários fortes, enfrentando agora os Moura Lacerda Dragons.

Published

on

Equipe do Ocelots Futebol Americano entrando em campo com uniformes pretos e laranja antes do jogo, com bandeira do time ao fundo
Ocelots Futebol Americano entra em campo com determinação para a semifinal da SPFL 2024. Foto: @jpfotos.esportes

O Ocelots Futebol Americano, equipe de Jundiaí, está a um passo de alcançar sua segunda final consecutiva em menos de um ano. No próximo domingo, dia 16 de junho, às 14h, o time enfrentará o Moura Lacerda Dragons em um confronto decisivo pela semifinal da SPFL - Série Diamante 2024, na Casa do Dragão, em Ribeirão Preto. Trajetória de sucesso…

Continue Reading

Esportes

Atleta de Jundiaí bate seu terceiro recorde brasileiro no ano

“Estamos em junho e igualo o número de recordes brasileiros que obtive o ano passado: dois no salto com vara e um no lançamento do dardo”, disse.

Published

on

Atleta de Jundiaí competindo em lançamento de dardo
Foto: Esporte Jundiaí

A homologação de competição realizada em maio confirmou a quebra de recorde da atleta de Jundiaí, Gislaine Cristina de Sá, no lançamento de dardo. De acordo com o resultado, Gislaine bateu um novo recorde brasileiro da categoria de 35 a 39 anos, com a marca de 32m90. A marca do recorde anterior era de 31,45 metros e pertencia à própria…

Continue Reading