Cheio de emoção do início até a bandeirada, Max Verstappen reconquistou na volta final do GP de Abu Dhabi a liderança que perdeu logo no começo da corrida neste domingo (12), para abraçar a vitória que lhe rendeu seu primeiro título na Fórmula 1. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton na largada e chegou a tocar no rival na primeira curva. Porém, no fim da prova um safety car acionado por uma batida, permitiu que Max se aproximasse do rival e o superasse no 58º giro. Carlos Sainz completa o pódio, em terceiro.

A dupla protagonizou uma grande rivalidade em 2021. Estavam sempre revezando na liderança do campeonato ao longo do ano, chegaram no Circuito de Yas Marina empatados em 369,5 pontos. Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen ganhou 26 tentos que lhe mantiveram na ponta do Mundial, com 395,5 pontos, que são oito a mais que Hamilton.

Hamilton liderou 57 das 58 voltas da prova no Circuito de Yas Marina. Porém, foi o safety car que decidiu o resultado da corrida e do campeonato veio no 54º giro: Nicholas Latifi, da Williams, bateu na barreira de proteção na curva 9 enquanto disputava uma posição com Mick Schumacher.

[tdj-leia-tambem]

Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes garantiu com o segundo lugar em Yas Marina seu oitavo título de construtores, anotando 613,5 pontos contra 585,5 da rival RBR. Companheiro de Hamilton na equipe alemã, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação no Mundial.

O terceiro lugar de Carlos Sainz em Abu Dhabi garantiu o quarto pódio em do espanhol 2021. Com os 15 pontos, o piloto da Ferrari superou novamente o colega Charles Leclerc e fechou o ano na quinta colocação do campeonato de pilotos, atrás das duplas da Mercedes e RBR.

Fonte: Globo Esporte.