
A decoração e organização de um ambiente exerce forte influência na nossa qualidade de vida. Ou seja, ter plantas e flores em casa melhoram e muito o bem-estar das pessoas que convivem com elas. Mas, quem já utiliza dessa técnica, precisa saber que de tempos em tempo é necessário trocar o vaso das plantas para que elas continuem liberando seus benefícios.
Nesse post, você vai aprender técnicas para remover a planta do vaso corretamente e como identificar o momento certo pra trocar o vaso da planta, confira!
Sinais de que é hora de trocar o vaso

Com o tempo, a qualidade do vaso fica danificada, e o espaço para o desenvolvimento das raízes se torna pequeno, sendo necessário transplantar. veja os sinais de que está na hora de trocar o vaso:
- manifestação de folhas minúsculas ou defeituosas;
- produção de flores escassa ou inexistente;
- recipiente pequeno comparado ao tamanho da flor;
- surgimento de partes da raiz na superfície da terra;
- raízes desenvolvendo um bloco maciço e entrelaçado;
- raízes despontando pelos furos de drenagem.
Caso você encontre algum desses sinais em suas plantas, é a hora de trocar de vaso. No entanto, para fazer essa troca, é necessário seguir alguns passos e ter cuidado para não danificar a plantar. Confira!

Como transplantar a planta em segurança?
1 – Na noite anterior do transplante, molhe as flores que mudarão de vasos. Isso facilitará a retirada;
2 – Em primeiro lugar, limpe os novos recipientes que irão receber as plantas;
3 – Para dar início aos transplantes, opte por um local com sombra e separe as ferramentas que utilizará;
4 – Comece fazendo a mistura de solo do replantio e guarde. No fundo do vaso, coloque cascalhos para auxiliar na drenagem, de maneira que não interrompam completamente o furo, atrapalhando a saída do excesso de água;
5 – Em seguida, deposite uma parte da mistura de terra no fundo do vaso;
6 – Logo depois, com as mãos, retire a planta do vaso. Se tiver dificuldades, passe a lâmina de uma faca longa entre a vasilha e o torrão. Isso ajudará a planta a sair do vaso com facilidade;
7 – Por fim, disponha o torrão da planta no centro do vasilhame e termine de colocar a mistura. Pressione as laterais para dar firmeza e espalhe um pouco da combinação de solo por cima. A terra precisa cobrir as raízes, mas não deve relar nas folhas inferiores.
Ficar atento aos sinais e realizar a troca do vaso quando necessário é a melhor maneira de manter a saúde e beleza das suas plantas. Portanto, seguindo as dicas de como fazer o transplante de forma correta, suas plantinhas permanecerão sempre lindas e saudáveis.