
Já parou para pensar que podemos economizar água para regar as plantas? Principalmente com águas que estejam com sabão, que usamos para outras finalidades na nossa casa. Essa é uma importante questão, principalmente quando acontecem as crises hídricas.
Dessa forma, é preciso entender como o sabão age nas plantas, no que ajuda ou no que prejudica, como podemos reutilizar essa água de maneira correta.
O que o sabão faz nas plantas?
O sabão industrializado tem substâncias que poluem o nosso meio ambiente. Por esse motivo, indica-se o uso de sabão neutro para utilizar nas regas. Assim você não prejudica as suas plantas com as substâncias tóxicas.
Porém, o lado positivo é o combate de pragas e outras doenças que podem afetar o seu jardim. Deixando assim o seu jardim mais preparado para esperar por essa prática. Porém, tenha bastante cuidado para lidar com esse método.
[tdj-leia-tambem]
Cuidados necessários para regar com água e sabão
Atenção, você precisa tomar cuidado com o exagero na reutilização da água. Da mesma maneira que o sabão consegue proteger e ajudar, ele também agride o solo. Com a grande presença e frequência pode ter o surgimento de organismos nocivos para as plantas.
A maior recomendação é que esse método seja utilizado por no máximo uma vez por semana. Assim, você consegue proteger o jardim e consegue preservar água, além de não prejudicar o solo.

Benefícios da água com sabão
Essa mistura pode aumentar a absorção de água pelo solo, se tomando o devido cuidado. Portanto, priorize essa rega quando as plantas estiverem em locais mais secos. Dessa forma, seu desenvolvimento será melhor e mais rápido. Além disso, a rega ajuda na prevenção de fungos, pulgões e cochonilhas, já que o sabão neutro consegue destruir as possibilidades de sobrevivência desses organismos no jardim.