
Por incrível que pareça, a água oxigenada, conhecida por seu uso como antisséptico e por ser utilizada para a limpeza, também é muito benéfica para plantas. De acordo com especialistas, a água oxigenada pode deixar a planta mais saudável e resistente. Além disso, usá-la elimina fungos, como bactérias, e incentiva as fases de crescimento, desde a germinação das sementes até as plantas adultas.
Pulverizar uma solução com o líquido nas folhas ou diretamente no solo ajuda a deixar o seu jardim mais saudável. A água oxigenada também pode ajudar na reabilitação de mudas após o transplante para um novo vaso.
Confira como utilizar água oxigenada em suas plantas
1. Para eliminar fungos e deixá-las saudáveis

A água oxigenada é uma ótima escolha para o tratamento de doenças na raiz, assim como para a eliminação de fungos em plantas contaminadas. Mas, vale ressaltar que é necessário o uso da água na versão líquida e não cremosa. A recomendação é utilizar uma colher da substância para cada 250 ml de água.
Para a prevenção de doenças, basta aplicar a substância nas plantas. Em caso de contaminação, aplique diretamente nas folhas uma vez por semana. Agora, se a contaminação for nas raízes ou as raízes se encontram podres ou danificadas, aplique a solução diretamente no solo.
Nas plantas saudáveis restrinja a aplicação a uma vez por mês. É importante borrifar a solução no final da tarde ou durante a noite, para evitar queimaduras nas folhas com a luz do sol.
2. Evitar infecções em plantas cortadas
Trate infecções nas folhas e raízes com a água oxigenada, para ela desinfetar a área e evitar que a doença se espalhe. O recomendado á uma aplicação diária até obter melhores resultados. Além disso, você pode afastar insetos ao borrifar essa solução na plantas.
3. Desenvolvimento mais rápido das sementes

Você pode agilizar a germinação de suas sementes se mergulhá-las por alguns minutos em uma solução mais branda de água e água oxigenada. Após isso, lembre-se de enxaguá-las e plantá-las.
4. Proteger as raízes
Fortifique as raízes de sua planta com a medida anteriormente citada de água oxigenada diretamente nas raízes ao redor. Ademais a solução auxiliará na regeneração de folhas enfraquecidas.
5. Arejar o solo
Além de tudo isso, a água oxigenada ajuda a arejar o solo entorno das raízes. O solo denso demais além de prejudicar o desenvolvimento das raízes, facilita o surgimento de doenças. Aplique duas partes de água com uma parte de água oxigenada a fim de evitar isso.
[tdj-leia-tambem]
6. Evitar mofo
Umidade e calor são propícios para o surgimento de mofo nas plantas. Para se livrar dele misture dez colheres de sopa de água oxigenada em um litro de água, e borrife diariamente até o desaparecimento do intruso.
7. Desinfetar ferramentas de jardim
A limpeza de suas ferramentas é fundamental para evitar a propagação de doenças em suas plantas. Mergulhe suas ferramentas em três, quatro litros de água e duas xícaras de água oxigenada.
Apesar de ser segura e eficiente, a água oxigenada não deixa de ser uma substância química, por isso, não ferva o peróxido de hidrogênio pois há riscos dele explodir.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		