Aprenda 3 receitas caseiras para acabar com a cochonilha

A cochonilha é um verdadeiro pesadelo para qualquer jardineiro, seja ele amador ou um profissional experiente. Afinal, esse pequenino parasita suga a seiva das plantas, retirando seus nutrientes e causando muitos danos.

A realidade é que se suas verdinhas estiverem saudáveis e bem adubadas, esses insetos indesejáveis – e outras pragas – passarão longe do seu jardim. Entretanto, regas em excesso ou escassez, ventilação e insolação erradas, instrumentos mal esterilizados e outros fatores podem contribuir para a proliferação desses insetos.

Mas caso as cochonilhas já atacaram seu jardim, vamos ensinar 3 receitas caseiras para acabar com elas.

Como identificar a cochonilha?

As cochonilhas podem apresentar diferentes cores, como marrom, verde, preta e branca, e sua carapaça pode ser dura ou não. Elas não medem mais que 3,5 milímetros e às vezes podem até passar despercebidas, por isso é importante fazer uma vistoria minuciosa frequente no seu jardim e vasos.

Foto: Oscar Yoshinori Toyofuku/Canva

Uma dica é verificar se na planta ou ao redor dela existem formigas, pois esse parasita sugador solta um tipo de cera doce que atrai outros insetos.

Receitas caseiras para acabar com a cochonilha

Prefira usar sempre produtos naturais, pois além de não serem tóxicos para nós e animais domésticos, não agridem as plantas e nem matam os insetos “amigos”, como as joaninhas.

Receita 1

A cochonilha farinhenta é uma das mais comuns, a qual se desenvolve intensamente nos caules e nas folhas. Uma forma simples de combatê-la é limpando a planta com um algodão ensopado com álcool.

Receita 2

Ingredientes:

3 kg de sabão de coco picado
5 litros de água
2 litros de óleo mineral

Modo de preparo: junte todos os ingredientes e leve ao fogo até o sabão derreter. Misture o preparado com óleo mineral na proporção de 1,5 litro desta calda para 2 litros de óleo. Borrife nas plantas até cessar a infestação.

Receita 3

Ingredientes
pedaço de sabão de coco em barra
500 ml de água
1 cebola grande
pimentas
cabeça inteira de alho

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e guarde a calda concentrada. Sempre que precisar, dilua 1 parte da calda para 10 partes de água. Borrife na planta. Cuidado, o cheiro da mistura é bem ardido.

E lembre-se, depois de controlada a infestação, faça os cuidados devidos para que elas não voltem. Mantenha sua planta adubada, com a rega adequada e todas as necessidades que ela precisa para desenvolver-se plenamente.