
O tomate é um dos elementos comumente presentes no prato dos brasileiros. Dos últimos anos para cá, o preço do quilo vem subindo cada vez mais. Além disso, o tomate é um dos alimentos mais afetados por agrotóxicos.
Apesar de muitos pensarem que o tomate é um vegetal, ele na realidade é uma fruta. É muito nutritivo, cheio de vitaminas A e C, e licopeno, um antioxidante que combate o câncer. Se você não dispensa o tomate em suas refeições , vai adorar aprender a plantá-lo em casa, ao invés de precisar compra-lo toda semana.
Tipos de tomate – qual escolher?
Antes de iniciar o seu cultivo, é necessário decidir qual tipo de tomate você quer plantar. Pensando nisso, separamos as quatro opções mais famosas para te ajudar.
Tomate coração de boi
O primeiro tipo é o coração de boi, são grandes e carnudos, geralmente usados em saladas e lanches. Pelo seu tamanho, o ideal é plantá-lo em uma horta, jardim, ou vasos grandes. O tempo de colheita é de 60 a 90 dias após o plantio.
Tomate redondo
O tomate redondo é um pouco menor que o coração de boi, tem um pequeno caule e folhas mais espetadinhas. Ele é suculento e saboroso, e o tempo de colheita é de 70 a 80 dias.

Tomate chucha
Esse tipo de tomate é mais comprido e alongado, tem menos carne e suco, o que o faz perfeito para molhos. Seu tempo de colheita é de mais ou menos 75 dias.
Tomate-cereja
E por último, o xodó entre as espécies, também conhecido como tomatinho ou tomate-uva. É o mais usado em saladas e aperitivos. Tem um sabor forte e marcante e demora entre 65 e 70 dias estra pronto para colheita.
Onde plantar o tomate?
Os tomates gostam muito de luz e de água, então, independente se vai optar por plantá-lo em uma hortinha ou em vasos, é importante deixá-lo em um ambiente claro e lembrar de manter a raiz da planta sempre úmida.
Hora de plantar o tomate!
Depois de decidir o tipo de tomate e onde vai plantá-lo, o mais importante é preparar bem o solo. Pra crescer saudável, o tomate gosta da terra solta e fofinha. Além disso, uma dica interessante, é colocar bolinhas de argila no fundo do vaso e misturar o solo com adubo orgânico.
Assim, você pode usar mudas ou sementes, e plantá-las com pelo menos 3 centímetros entre uma e outra, e de 3 a 4 centímetro de profundidade. Mas, lembre-se de manter o solo sempre e úmido, e a medida que ele for crescendo, coloque uma estaca, e use um cordel ou algo leve para atar uma à outra.

Colheita
E finalmente, é só esperar a colheita. Na hora de colher, não se esqueça de tirar os tomates com delicadeza e tomar cuidado para que não seja atacado por pragas e pulgões.
Dessa forma, você terá uma bela hortaliça em casa completamente natural e saudável prontinha para o uso.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		