
Não existe coisa melhor do que poder cultivar seus próprios alimentos, especialmente se for de forma orgânica, garantindo um bem para sua saúde. Que tal então aprender a cultivar tomate-cereja? Um alimento rico em vitamina C e minerais, que incluímos diariamente em nossa dieta.
Seu cultivo é mais fácil em comparação aos outros tomates e sua colheita inicia-se entre 80 e 90 dias após o plantio, por isso trouxemos um passo a passo com várias dicas para você poder cultivar essa delícia em casa.
O tomate-cereja é uma variedade que possui pequenos frutos, de 2 a 3 centímetros de diâmetro, polpa fina e raízes que chegam a 50 centímetros de profundidade. Ele é muito indicado para sua horta ou para vasos suspensos.
Preparo das sementes
Para garantir sementes de boa qualidade, opte por adquiri-las de fornecedores autorizados e fiscalizados, garantindo assim a sua boa procedência.
Comprar o tomate em mercados e retirar as sementes para plantá-las, pode não ser uma boa opção. Segundo especialistas, esses tomates são produzidos a partir de sementes híbridas, a fim de obter um melhoramento genético.
Para germinar as sementes, coloque 3 em cada buraquinho de profundidade aproximada de 1,5 centímetros, cobrindo com terra. Mantenha a terra úmida e após 10 dias, elas devem estar brotando. Quando as mudas tiverem 3 pares de folhas, faça então o plantio definitivo no canteiro ou no vaso.
Cuidados com o solo
O tomate-cereja precisa de bastante luz (ao menos 8 horas diárias de sol) e calor para se desenvolver plenamente, por isso, seja em vasos ou canteiro, escolha um local com essas características. Além disso, atente-se à área; ele precisa de pelo menos 30 centímetros de profundidade e diâmetro.
Verifique a drenagem do solo, o qual precisa ter ótimo escoamento de água. Caso você plante em vasos, faça pequenos furos para a boa drenagem.
Outra dica importante é que, se você fizer o cultivo em jardineiras ou canteiro e for uma variedade de tomate-cereja trepadeira, você deve fazer o tutoramento da planta com estacas para que ela consiga se apoiar e enrolar-se.
Use terra vegetal rica em matéria orgânica e, quando for adubar, dê preferência aos adubos naturais para, assim, obter um produto orgânico. O ideal é que a frequência da adubação seja a cada 6 meses.
O solo deve estar sempre úmido – nunca seco nem encharcado. Molhe apenas a terra, evitando jogar água diretamente na planta.
Atenção para pragas
Entre as principais pragas que podem atacar seu tomateiro estão os pulgões, a mosca branca, as brocas e as lagartas.
Faça o monitoramento constante em seu tomateiro para que, ao menor sinal de um ataque, você possa fazer o controle.
Colheita
Fazendo os cuidados devidos, você deve conseguir colher seus primeiros tomatinhos entre 80 e 90 dias após o plantio. Certifique-se de que os frutos estejam vermelhos por inteiro, com a coloração uniforme.
O cacho de tomate-cereja não amadurece por completo, por isso ele deve ser colhido conforme seus frutos forem amadurecendo.