
A goiaba é um fruto originário da América tropical que precisa do calor para desenvolver-se plenamente, por isso podemos encontrá-la em muitas regiões do Brasil.
Rica em fibras e vitaminas, especialmente C, ela também contém boas doses de cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo e ferro, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, aumento da imunidade e bom funcionamento do cérebro.
A goiabeira apresenta cultivo relativamente simples, de fácil manejo, principalmente em vasos, contudo é necessário ficar atento a alguns detalhes para que não se tenha problemas de produtividade.
Escolha do vaso
A escolha do vaso correto é fundamental, pois as raízes da goiabeira precisam de muito espaço para crescer. Procure um que tenha boa profundidade – no mínimo 30 litros, porém o ideal é que seja acima de 50 litros, e pelo menos um metro de altura. Ademais, é necessário que o vaso tenha furos no fundo para a drenagem da água.
Seleção de mudas
Existem diversas espécies de goiabas, portanto, é indicado que você escolha a muda a partir de um pé que já esteja em produção, a fim de garantir frutos saudáveis.
Preparando o solo
O solo mais indicado para o plantio é o que tenha a composição areno-argilosa, enriquecido com matéria orgânica, pH ácido (em torno de 6) e bem drenado.
No momento de preparar o vaso, faça uma camada de pedras no fundo para auxiliar na drenagem, seguida de outra camada de substrato. Coloque a muda e amarre-a em uma estaca para dar suporte à planta até ela esteja bem desenvolvida e firme.

Complete o vaso com o substrato e mantenha pelo menos 3 centímetros de espaço entre a borda do vaso e a terra para facilitar a rega.
Onde colocar o vaso
O ambiente escolhido para o vaso também é fundamental. Procure locais iluminados, ventilados, que recebam pelo menos 5 horas diárias de luz de sol. A temperatura também é importante, em torno de 25ºC.
Cuidados com a goiabeira
A rega deve ser uma vez por semana, mas caso note que o solo está seco, molhe a planta sem encharcá-la.
A poda deve ser a cada dois meses a fim de estimular o crescimento mais forte da planta. Além disso, faça a limpeza constante do pé, retirando folhas amareladas e galhos mortos.
Outro cuidado constante é a adubação; a reposição dos nutrientes deve ser feita a cada mês.
Vigie também possíveis insetos que possam atacar a sua goiabeira, para que você consiga agir antes de virar uma infestação.
Com esses cuidados simples, você terá um belo pé de goiaba em vaso e poderá consumir seus saborosos frutos.