(Foto: good/Canva)
(Foto: good/Canva)

Ter plantas em casa já virou tendência. Tanto dentro de casa para dar um ar mais aconchegante ao seu lar, ou mesmo no jardim, deixam sua casa mais que especial. Para você que quer entrar nessa moda, mas não tem muito tempo para cultivar e cuidar, as plantas de sol são a solução perfeita.

Isso porque são plantas que não demandam muitos cuidados, as regas e podas são mais esporádicas, e tudo de que precisam depois do plantio é de um ambiente com bastante sol.

Se você tem um espacinho sobrando perto de janelas, no quintal ou varanda, a hora de decorar com plantas é agora. Listamos as plantas de sol mais resistentes para você colocar em prática agora mesmo, confira!

Plantas de sol

Rosa-do-deserto

(Foto: Egasit_Mullakhut/ Canva)

A rosa-do-deserto, como o nome já diz, se adapta fácil a climas secos e bem ensolarados. Atualmente ela é muito famosa por ser cultivada como bonsai. Seus tons brancos e rosas significam amor, gentileza e sinais otimistas. Por ser uma flor do deserto está acostumado com um solo pobre em nutrientes e pouca água. Espere o solo secar completamente antes da rega.

Girassol

Vaso com girassóis
(Foto: dariolopresti/Canva)

O girassol, tão famoso seguidor do sol, não poderia ser deixado de fora. A cor amarela característica dos girassóis traz alegria e energia para sua casa. Ele também é uma planta que não necessita de muitos cuidados, precisa de um ambiente muito bem iluminado com pelo menos 4 horas diárias de exposição ao sol, e ser regado uma vez por dia, mas sem encharcar.

Hortênsia

(Foto: Fotofreak75/Canva)

A princípio, a hortênsia trás delicadeza e gentileza como características. É uma linda flor que pode chegar a até 2,5 metros. Mas apesar da aparência bela e delicada, se ingerida em grandes quantidades, se torna tóxica. Por isso, é importante ter cuidado com pets e crianças.

Ixora

(Foto: Jobrestful/Canva)

Bastante usada no paisagismo para fachadas ou interiores, a ixora adora sol e umidade, O solo deve ser fértil e com boa drenagem. Além disso, ela pode ajudar no tratamento de furúnculos e eczemas. Pode apresentar variedades com cachos de flores nas mais variedades cores, podendo ser vermelhas, amarelas, brancas e laranjas.

[tdj-leia-tambem]

Suculentas

(Foto: oykuozgu/Canva)

As suculentas são plantas muito resistentes e que tem grande capacidade de absorver e armazenar água em suas folhas, caules e raízes. Nem todas as espécies são plantas de sol, por isso é preciso ficar atento. Essas são algumas das suculentas de sol:

  • Suculenta Senécio Azul;
  • Sedum;
  • Sempervivum Tectorum;
  • Cacto margarida;
  • Graptoveria;
  • Portulacaria afra.

Begônia

(Foto: taka4332/Canva)

Belas e ornamentais, as begônias são plantas que gostam muito de sol. A flor que significa beleza e delicadeza necessita apenas de um solo fértil e bem drenado, e de água apenas quando a terra estiver seca. Além disso, é mais comum a begônia morrer por excesso, que por falta de água.

Buxinho

(Foto: pixonaut/Canva)

Os buxinhos são lindo arbustos perfeitos para quem tem um ambiente amplo. O maior trabalho que você irá ter com ele são com as podas, para deixa-lo do formato que mais gostar. Em contrapartida, ele estando em um lugar bem iluminado e recebendo luz solar direta, nem com a rega terá muita preocupação, pois devem ser esporádicas.

Por fim, depois de saber mais sobre as plantas de sol e suas características, basta escolher as que mais combinam com a sua casa e arrasar na decoração.