
Plantas são lindas para decorar o ambiente e dar vida à casa, inclusive muitas trazem inúmeros benefícios para a saúde. Contudo, existem algumas variedades que podem ser nocivas para os animais de estimação.
Quem tem pet em casa, gato ou cachorro, sabe o quanto esses bichinhos são curiosos e exploradores. Portanto, para evitar um acidente que pode ser fatal, veja quais plantas são tóxicas e perigosas para eles.
Aqui vai uma lista de plantas para você ficar de olho a fim de manter sua casa mais segura, deixando-as fora do alcance dos animais.
1. Antúrio

Queridinha dos decoradores, essa linda flor apresenta uma variedade de tonalidades e também de tamanhos. Apesar de sua beleza, para o seu pet ela é um perigo. Bastante tóxica, ela causa irritação, inchaço, dificuldade para engolir, queimaduras e inflamação na boca e nos lábios, vômitos e diarreias.
2. Bico-de-papagaio

Planta bastante usada nas decorações de Natal, o bico-de-papagaio é nocivo inclusive para os humanos. Sua seiva leitosa pode provocar lesões na pele e inchaço das pálpebras apenas pelo toque. Além disso, sua ingestão ocasiona sérios problemas como gastrite, vômito, náuseas e diarreia.
3. Comigo-ninguém-pode

O próprio nome desta planta já avisa para se tomar cuidado. Além de ser nociva para seu animalzinho, comigo-ninguém-pode também é tóxica para os seres humanos. Ela contém grande quantidade de oxalato de cálcio, uma substância que pode irritar a pele e as mucosas.
Se consumida, pode causar ardor, salivação excessiva, irritação e queimaduras na pele e mucosa da boca, esôfago e estômago, bem como dificuldade de engolir, asfixia e até morte.
4. Copo de leite

Outra bela flor muito adorada pelos decoradores, mas que oferece perigo não apenas aos animais como também para as crianças. Sua flor, folhas e caules causam irritação, queimaduras graves na mucosa, dificuldade de engolir e salivação excessiva. Além disso, sua seiva pode ser perigosa tanto ao ingerir ou quanto ao ter contato com os olhos dos pets.
5. Costela de Adão

Usada muito em paisagismo, essa grande planta adapta-se melhor em ambientes externos devido ao seu tamanho. Ela provoca coceiras, intoxicações, irritação nas mucosas, paralisia na língua e vômitos, que caso não sejam tratados a tempo, podem levar à morte.
6. Espada-de-são-jorge

Planta bastante popular por ser considerada protetora e capaz de limpar as energias do ambiente, mas para os bichinhos a espada-de-são-jorge não é tão boa assim. Na verdade, ela é bastante tóxica e se for ingerida, pode causar salivação excessiva, dificuldades respiratórias e para engolir.
7. Espirradeira

Também conhecida como oleandro, a espirradeira é uma planta ornamental bastante comum, mas intensamente tóxica. Suas substâncias perigosas podem levar ao aumento ou diminuição da frequência cardíaca do animalzinho, desânimo, dor abdominal, diarreia persistente ou com sangue, enjoos, vômitos, perda de coordenação motora, convulsões e até morte.
8. Hortênsia

Bela e versátil para compor lindos jardins, a hortênsia é muito perigosa. Sua ingestão causa sonolência, diarreia, vômitos, gastrite, problemas respiratórios e até morte.
9. Lírio

Mais uma linda flor, bastante usada em arranjos e buquês, porém muito nociva. Todas as partes da planta são tóxicas e até mesmo o simples toque pode causar irritação. Se ingerida, provoca salivação excessiva, dificuldade de engolir e de respirar, causando asfixia. Em alguns casos, pode ainda ocasionar insuficiência renal e problemas neurológicos, como convulsões e dificuldade motora.
10. Samambaia

Presente em quase todas as decorações, esta linda planta trepadeira traz sérios perigos ao seu pet. Hemorragia, sangue nas fezes e na urina, além de anemia estão na lista dos danos causados. A vantagem é que ela pode ficar suspensa, sendo mais difícil do seu bichinho alcançar, e além disso, vai dar um charme especial ao seu ambiente.