Pepino fatiado
Foto: Showcake/Canva

O pepino é um legume rico em nutrientes, e é principalmente composto de fibras, água, cálcio, potássio, magnésio, vitamina K e mais. Todos esses elementos são importantes para uma boa alimentação.

Além disso, o pepino também é carteirinha carimbada em procedimentos de estética. Por isso, a Horta e Jardim trouxe alguns truques de como usar o pepino no seu dia a dia.

Benefícios do pepino

O pepino é fonte de fibras e tem pouca taxa glicêmica, o que pode ajudar também quem tem diabetes. O legume também controla a glicose no sangue e distribui insulina no corpo. Além de ser rico em fibras, possuí grande quantidade de água, o que aumenta a nossa sensação de saciedade e pode ajudar na perda de peso.

Prevenção de Câncer

O pepino possui antioxidantes, como as cucurbitacinas, que são os nutrientes de propriedades anticancerígenas e antiproliferativas. Assim, seu consumo impede o crescimento de células cancerosas e pré-cancerosas.

Penino evita a desidratação

Exatamente por ser feito de 95% de água e ter em grandes quantidades eletrólitos, o pepino pode prevenir a desidratação. Normalmente são consumidos em forma de suco, batido com água. Além disso, dependendo de seu gosto, é possível misturá-lo com outros alimentos para um boost na sua saúde.

Copos com suco de pepino
Suco de pepino é muito refrescante e hidratante (Foto: AmalliaEka/Canva)

Saúde Cardiovascular

Pela quantidade de fibras e antioxidantes presentes neste legume melhoram a saúde cardiovascular. Assim, o legume promove a diminuição das gorduras no organismo, principalmente os triglicerídeos e o colesterol LDL, também conhecido como colesterol mau.