tomate cereja
Foto: Walk n photos/ canva

O tomate-cereja é muito conhecido e amado na gastronomia brasileira, pelo seu excelente sabor e singularidade, já que pode ser usado em doces ou salgados. Muitas pessoas não sabem, mas o tomate-cereja também é uma fruta, que possui poucas calorias e muitos nutrientes.

Essa fruta está repleta de vitaminas e minerais, que são excelentes para a saúde. Além disso, é rico em vitamina C, uma das que desempenham importante papel na nossa saúde.

Dicas para plantar tomate-cereja?

Solo

O solo para plantar tomate-cereja precisa estar em terreno plano, com uma excelente drenagem, seja na horta, jardim ou no vaso. Além disso, o solo precisa estar bem adubado e fértil. Para isso, é preciso regar regularmente e usar fertilizantes pelo menos uma vez por semana. Em relação ao clima, o tomate-cereja se desenvolve melhor em climas quentes ou amenos.

Colheita

Após plantar seu tomate-cereja, a fruta leva entre 80 e 90 dias para das frutas e, assim, você pode colhê-lo. Você deve fazer a colheita devagar, e com cuidado, para preservar a planta e conseguir, no futuro, continuar com a sua plantação.

(Foto: bauhaus1000)

[tdj-leia-tambem]

Quais os benefícios do tomate-cereja?

Reduz a pressão arterial

O tomate-cereja é rico em potássio e o consumo desse mineral ajuda a diminuir a pressão arterial. Cerca de dez unidades da fruta equivale, em potássio, a uma banana de cerca de 400 miligramas.

Além disso, a alta ingestão de potássio aumenta a capacidade do corpo de excretar o sódio, ajudando a diminuir a pressão nas artérias. O tomate-cereja também é rico em vitamina A, C e E.

(Foto: bauhaus1000)

Saúde Ossea

O tomate-cereja, assim como outros tipos de tomate, é rico em Licopeno, o que pode ajudar a preservar a saúde óssea em mulheres com predisposição à osteoporose.

Previne o AVC

O licopeno também pode ajudar em problemas causadas pela inflamação ou coagulação do sangue. Dessa forma, consumir tomate-cereja reduz casos de derrames isquêmicos, que acontecem quando os coágulos de sangue se formam e impedem o fluxo de sangue ao cérebro.