comigo-ninguem-pode-1-compressed
Foto: Guilherme Machado/ Pixabay

Com suas lindas folhagens, a comigo-ninguém-pode é cercada de crenças e muito cultivada em casas e quintais. Além de sua beleza, essa planta é fácil de cuidar e muito adaptável, sendo não muito exigente em relação ao solo ou adubações.

Entretanto é necessário ter cuidado com o cultivo desta planta originária da Colômbia e da Costa Rica, afinal ela é tóxica e perigosa. Ela contém grande quantidade de oxalato de cálcio, que causa uma grande reação alérgica ao entrar em contato com mucosas da boca e do trato digestivo.

Fora isso, a comigo-ninguém-pode também contém outras substâncias venenosas, como glicosídeos e alcaloides, que estão presentes em toda a planta. Por isso, é importante usar luvas ao manuseá-la e ficar atento com a possibilidade de intoxicação de crianças e animais domésticos. Em casos de acidentes, é importante procurar ajuda médica.

No entanto, sua beleza se destaca com seu visual ornamental, além de trazer frescor ao ambiente, assim como proteção, relaxamento e purificação do ar. Confira como cultivar a planta comigo-ninguém-pode:

Cultivo no solo

O solo deve ser rico em matéria orgânica e receber regas frequentemente, pois a comigo-ninguém-pode aprecia umidade. Trabalhe com terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção 1:1:1.

Agora, caso queira plantá-la em vasos, faça uma camada de drenagem, já que o acúmulo de água ocasiona danos à planta, como surgimento de folhas amareladas ou “molengas”. Para evitar isso, use brita, pedra de construção, ou argila expandida antes do substrato. Também verifique se os buracos do vaso não estão obstruídos por algum elemento.

Cultivo na água

Esta planta também consegue se desenvolver bem no cultivo em água, porém tenha atenção redobrada ao manusear a planta, pois a água no recipiente também terá toxina. Ademais, para evitar mosquitos na água, utilize uma colher de água sanitária ou um pedaço de carvão, e faça trocas frequentes, higienizando o recipiente corretamente.

comigo-ninguem-pode-2-compressed
Foto: Ika Rahma/ Canva

Iluminação

A comigo-ninguém-pode prefere meia-sombra, luz indireta ou sol do início da manhã. Caso ela receba mais sombra, suas folhas adquirem um verde mais intenso e escuro, agora, caso receba sol forte, pode ter folhas queimadas e desenvolvimento prejudicado.

Rega

Por apreciar umidade, faça regas frequentes. A planta, de acordo com sua resistência, tolera alguns períodos de seca, mas não por muito tempo.

Adubação

A adubação pode ser realizada uma vez ao ano, com o adubo NPK 10-10-10 ou com adição de húmus de minhoca na terra, que contribuirá com o crescimento saudável da planta por ser rico em matéria orgânica.

Mudas e podas

Para ter mudas da comigo-ninguem-pode basta retirar estacas do caule da planta bem desenvolvida. Após isso, é só colocar na terra e esperar o processo de enraizamento. Outra possibilidade, é fazer as mudas a partir das podas. Como seu crescimento é rápido, há a necessidade de podas para mantê-la controlado em vasos e canteiros. Nesse caso, as mudas das podas podem ir para um recipiente com água, bem como um vaso.

Crenças

A comigo-ninguém-pode é uma planta que possui amplas superstições e muito utilizada em simpatias. De acordo com crenças populares, esta planta é responsável por proteger contra mau-olhado e para afastar a inveja.

Ademais, ela também protege o lar de energias negativas e de pessoas com más intenções. Além disso, ainda segundo as crenças, ela atrai positividade e sucesso.

comigo-ninguem-pode-3-compressed
Foto: dference/ Pixabay

[tdj-leia-tambem]