
De origem africana, a Espada de São Jorge, também conhecida como Espada de Ogum, é uma das plantas mais fáceis de serem cuidadas no Brasil graças a sua fácil adaptação. Suas folhas largas e cumpridas absorvem toxinas e dióxido de carbono, além de produzirem oxigênio e purificarem o ar.
Há quem acredite também, que ela protege a casa de energias negativas. Entretanto, apesar de ser bem resistente, essa planta precisa de certos cuidados para se manter saudável.
Confira dicas de como cultivar a Espada de São Jorge
1. Solo adubado e drenado
Para manter um solo agradável e saudável para a Espada de São Jorge basta fazer uma camada de drenagem que não retenha água, como uma camada de argila expandida e 1/3 do vaso com areia antes de colocar a terra e a muda da planta.
Esta planta não precisa de muita água e suas raízes podem apodrecer se ficarem muito tempo em um solo úmido.
2. O vaso ideal
A Espada de São Jorge é uma planta que que pode atingir 90 cm e, por isso, é necessário um vaso que comporte bem suas raízes e seu peso. Também é importante que o material do vaso seja poroso, para não correr o risco da planta apodrecer.
Terracota, argila, madeira, fibra de polpa de papel e outros materiais naturais são exemplos de bons materiais para os vasos, afinal, permitem a passagem de água.
3. Escolha sua planta
Para ter a garantia de escolher uma planta bem nutrida e saudável, procure uma Espada de São Jorge com folhas verdes e escuras. Isso porquê folhas com bordas amarelas ou desbotadas, e que se soltam com facilidade indicam que a planta está morrendo, ou que necessita de mais cuidados.
[tdj-leia-tambem]
4. Temperatura ideal e iluminação
Apesar de sua alta resistência, a temperatura ideal para cultivar a Espada de São Jorge é de 13 C° a 24 C°, sendo uma ótima opção para o ambiente interno e externo da casa. A planta também necessita de algumas horas de luz direta, podendo ser na luz direta do sol ou em meia-sombra.
5. A rega correta
Para não exagerar na água, regue a Espada de São Jorge somente quando a camada superior do solo secar completamente. Agora, caso o substrato não tenha terra, regue-a uma vez por semana.
Em suma, a rega deve deixar o solo encharcado mas não a ponto de formar poças. Esse excesso de água deve escoar pelos furos de drenagem. Já no inverno, diminua a frequência da rega, podendo chegar a ter 20 dias de espaço entre os cuidados.
6. Como manter a saúde da planta
A Espada de São Jorge se desenvolve melhor se receber os nutrientes na estação de crescimento, ou seja, na primavera e no verão. Um fertilizante básico em semanas alternadas é o ideal.
Além disso, para garantir que a planta cresça por igual e que todas as suas folhas recebam a quantia desejada de luz, gire o vaso a 90° a cada rega, possibilitando que a planta cresça na vertical em vez de se inclinar para o lado.
Diferente de outras espécies domésticas, a poda dessa planta não estimula o crescimento, a prejudicando em seu desenvolvimento e em sua saúde. Porém, se quiser manter a Espada de São Jorge de um determinado tamanho, corte-a com moderação.
Quer mais dicas de plantações e cultivo? Acompanhe os artigos da Horta e Jardim do Tribuna de Jundiaí.