
A Jasmim é uma flor muito conhecida pelo seu aroma doce e marcante, além de serem lindas. Com flores coloridas ou brancas, também são utilizadas de diversas formas, como perfume, cosmético, chá e remédio.
Existem mais de 200 espécies de jasmim, que você pode escolher para plantar em seu jardim e deixá-lo ainda mais bonito. Por esse motivo, o Horta e Jardim vai te mostrar como plantar e cuidar dessa flor tão bela. É de fácil cultivo, seja em vasos ou no jardim, elas conseguem se desenvolver e crescerem deixando o ambiente ainda mais aconchegante e bonito.
[tdj-leia-tambem]
Como Plantar Jasmim
Para começar é preciso que escolha qual método você achar mais fácil e melhor para as condições que tem, podendo ser por semente de jasmim, mudas ou até mesmo estaca. Não se esqueça de fazer todo o processo de cultivo para cada um dos métodos.

Escolha do lugar
Como já dito, a jasmim pode ser plantada em vasos, canteiros, dependendo do objetivo que quer ter com a planta. Deve-se levar em consideração que ela é uma trepadeira e por isso fica pendurada, sendo possível deixá-la em treliças, pérgolas e caramanchões.

Se a sua escolha for um vaso ou canteiro, dê uma atenção maior para condições especiais para o sua cultivo, como temperatura e regas.
Clima e luminosidade
A jasmim gosta de ambientes bem iluminados, mas também se dão bem em lugares com meia-sombra, porém precisam receber durante cinco horas luz solar direta. Já em relação ao clima, prefere os mais amenos.

Solo e adubação
A planta se desenvolve melhor e com mais saúde se o solos for muito fértil e profundo, mas também consegue sobreviver em solos mais pobres. Porém, o seu desenvolvimento será menor e prejudicado. O solo precisa ter uma grande quantidade de drenagem, seja no canteiro ou no vaso.
Além disso, para que ela consiga ter um excelente bem-estar, é preciso observar corretamente a adubação e nutrição da planta. Assim, é preciso fazer o adubo orgânico, colocar húmus de minhocas, e o resultado do seu crescimento será excelente.

Regas
A rega deve ser feita com pouca água e cerca de duas a três vezes por semana. Águe a planta perto da raiz, mas nunca nas suas folhas ou flores. Já que pelo tempo de exposição ao sol, se restar qualquer resquício de água nessas partes da planta pode gerar queimaduras.