
Para ter uma Orquídea é preciso de um cuidado grande e isso depende de uma série de fatores, como temperatura, umidade e iluminação. Às vezes, com os cuidados incorretos, a flor pode ter algum tipo de problema no seu desenvolvimento.
Desta forma, o Horta e Jardim preparou uma matéria especial com muitas informações e dicas de como cuidar da sua orquídea em casa.
Cuidados com a Orquídea
Assim como todas as flores, a orquídea é uma planta muito delicada e de difíceis cuidados, já que ela não consegue se manter saudável sem as cautelas corretas.

Vaso ideal
O vaso precisa ser de um tamanho em que comporte a orquídeas, para que nada impeça o seu crescimento. As opções que mais são vistas são vasos de plástico, barro ou fibra. Todos eles podem ser usados, mas seguindo todas as regras de acordo com a drenagem de água que cada um tem capacidade em fazer. O plástico, por exemplo, retém mais água.
Iluminação
Como são típicas de florestas tropicais, as orquídeas conseguem se adaptar bem em locais que são bem iluminados. Porém, a luz não pode ser direta. Uma alternativa é deixá-la próxima a uma janela.

Frequência das regas
As orquídeas precisam ser regadas toda vez que o substrato estiver seco, mas nunca quando estiver úmido. Mas devagar, para evitar que o solo fique encharcado e acabe apodrecendo as raízes.
Assim que plantar, é melhor que a rega seja feita pela manhã, para evitar o acumulo de água nas raízes da orquídea e também evitar o apodrecimento dela.
Substrato
O substrato é importante para garantir a fixação da planta, é a base em que a planta se desenvolve, e precisa ser bem aerado, para facilitar o processo de crescimento das raízes da flor, contribuindo para a drenagem adequada da água.
Para a orquídea, as recomendação são que sejam fibras de coco, casca de pinus, pedras e lascas de madeiras nobres. Vale ressaltar que o substrato escolhido pode interferir na quantidade de regas necessárias com o cuidado da flor.
[tdj-leia-tambem]
Principais problemas com as orquídeas
Um dos principais problemas que se.pode enfrentar com essa flor é a deficiência nutricional, o que afeta o desenvolvimento da planta. Assim, é preciso repor o vaso com uso de adubos que tenha nitrogênio, fósforo e potássio.

A falta de umidade favorece o ataque de muitas pragas, dessa forma, o melhor é borrifar água nas folhas e de preferência usar inseticidas específicos para essa espécie.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		