Foto: Nopadol Uengbunchoo/Canva
Foto: Nopadol Uengbunchoo/Canva

Os cactos são os novos queridinhos dos amantes de decoração com plantas. Eles vem ganhando destaque por conta dos diversos tamanhos e formas, o que os tornam práticos e adaptáveis a qualquer ambiente, além de muito lindos.

Cactos são plantas quase independentes que resistem bem a condições estressantes e não precisam de muita manutenção. As possibilidades de combinações com cactos para decorar a sua casa são muitas. Várias espécies têm flores e frutos que dão um toque especial em qualquer ambiente.

Hoje, trouxemos um passo a passo e dicas de como cultivar cactos em casa, e deixá-los bonitos e saudáveis. Confira.

Como cultivar cactos

1º passo – Muda saudável

O primeiro passo é cortar uma muda do caule ou uma folha de um cacto saudável, ou comprar uma muda em lojas de jardinagem ou floricultura.

2º passo – Esperar cicatrizar

É importante colocar sua muda no sol e esperar por pelo menos dois dias para que a ferida do corte cicatrize. Caso comece o plantio com a folha ainda ferida, ela pode apodrecer.

3º passo – Escolher um vaso

O vaso para cactos deve ter muitos orifícios em baixo para drenar a água. Cactos sobrevivem bem em vasos pequenos, podem ser de argila ou plástico.

4º passo – Preparar o solo

Você deve plantar seu cacto em um solo de rápida drenagem, essa espécie fica mais vulnerável a fungos e bactérias se cultivada em solo molhado. Você pode misturar o solo com perlitas ou seixos.

5º passo – Plantar a muda

Coloque sua muda ou folha em um ponto do solo fundo o bastante para que ela se sustente sozinha de pé, com o auxílio das mãos, firme bem a terra no local.

[tdj-leia-tambem]

Cuidados com seus cactos

Cuidados que deve tomar com seu cacto (Foto: New Africa studio/Canva)
  • Você deve borrifar água no cacto até que ele comece a desenvolver raiz e crescer, com muito cuidado para não exagerar, lembre-se, muita água pode fazê-lo apodrecer;
  • Deixe a muda em um local com boa luminosidade, mas sem receber sol direto, para que não danifique suas folhas;
  • Depois que a planta começar a crescer, neste momento ela precisa receber luz solar direta. Janelas da cozinha ou banheiros são ideais, pois além de receber luz, o cacto pode absorver a umidade do ambiente;
  • Regue uma vez por semana entre a primavera e o outono, somente o suficiente para umedecer o solo;
  • Durante a primavera, verão e outono, você deve fertilizar seu cacto uma vez por semana, com o fertilizante de sua preferência;
  • Lembre-se de virar o cacto uma vez por mês, para que ele receba sol de todos os lados.
  • Durante o inverno e dias mais frios do outono, diminua a rega para apenas uma vez por mês e pare de aplicar o fertilizante, o período de dormência dos cactos durante épocas mais frias é importante para que eles recuperem as energias e voltem a florescer.

Agora é a hora de usar e abusar da criatividade e escolher os cactos que mais combinam com a sua personalidade para arrasar na nova decoração.