
Também chamada de rafis ou raphis, essa palmeira é usada principalmente em paisagismo e decoração de ambientes internos devido a sua beleza, facilidade de cultivo e boa adaptabilidade, especialmente em locais fechados.
Essa palmeira perene pertencente à família Arecaceae e pode chegar a 4 metros de altura quando adulta. Se cultivada em vasos pequenos, seu tamanho não passa de 1,5 metros.
Seu tronco é fino e as folhas são frisadas e estreitas, num belo tom verde escuro. Ela é conhecida por ajudar a purificar o ar, filtrando substâncias tóxicas como formaldeído e xileno.
Confira este guia completo sobre como cuidar da palmeira ráfia e mantê-la sempre linda e saudável:
Onde plantar a palmeira ráfia?
O cultivo da ráfia pode ser tanto em vasos como diretamente no solo do jardim. Caso escolha plantá-la em vasos, opte por um que seja resistente e tenha boa profundidade, no mínimo 60 centímetros. Além disso, o vaso deve conter furos para uma boa drenagem. Acrescente uma camada de 5 centímetros de pedrinhas ou argila expandida no fundo do vaso para auxiliar no escoamento da água.
Substrato
É importante utilizar substrato de composto orgânico e o adubo NPK (100 gramas por vaso). O ideal é que a terra seja uma mistura de texturas arenosa e argilosa, mas que não é necessário ser adubada com tanta frequência, uma ou duas vezes ao ano podem ser suficientes.
Luminosidade
A ráfis prefere viver na sombra ou meia sombra, sem luz direta do sol, por isso especialistas as indicam para ambientes internos.
Evite colocar o vaso ou plantá-la em locais que recebam luz solar direta, o que pode queimar suas folhas e deixá-las amareladas. Escolha uma área sombreada para plantar sua palmeira, ou se for no vaso, coloque-o próximo a uma janela onde ela receba luz filtrada, mantendo o verde de suas folhas mais escuro.
Clima
A ráfia gosta de ambientes úmidos e arejados, com temperaturas entre 16 ºC e 28 ºC. Locais com ar condicionado podem prejudicar o desenvolvimento da sua planta, deixando as pontinhas das folhas queimadas. Nos dias muito secos e quentes, borrife água diretamente em suas folhas e mantenha o substrato levemente umedecido.
Regas
A quantidade de água e frequência da rega depende das condições do substrato e do local em que a ráfia está plantada. Se a terra estiver seca, regue moderadamente até que a água saia pelos furos do vaso, garantindo que o substrato fique todo molhado, mas sem estar encharcado. A dica para ver como está a umidade é colocar um palito ou mesmo o dedo em uma profundidade de 1,5 a 2 centímetros do solo para sentir se está seco.
Nas áreas internas – protegidas de sol e chuva – você deve regá-la a cada 15 dias. No inverno, é possível aumentar o intervalo para uma vez ao mês. Se a sua palmeira receber luz solar durante meio período do dia, a rega deve acontecer com intervalo de dois dias; já as cultivadas em ambientes externos e expostas a sol constante pedem pequenas regas diárias.
Adubagem
A planta não requer reposição de nutrientes com tanta frequência, portanto a adubagem pode acontecer uma ou duas vezes ao ano. Adube no final do inverno e no verão, quando a planta está em crescimento.
Prefira uma adubação orgânica, como húmus de minhoca, que irá deixar o solo mais soltinho, e também um adubo comum do tipo NPK.
Minha ráfia não está crescendo. Por quê?
Pode ser que os nutrientes do solo tenham se esgotado e seja necessário fazer a adubação que citamos acima.
E se minha ráfia está no vaso e cresceu muito?
Para controlar o crescimento da palmeira é necessário realizar podas mais frequentes. Além disso, é interessante fazer a poda para remoção de folhas amareladas e velhas.
É possível salvar uma ráfia que está morrendo?
Quando a ráfia perde todas as suas folhas é sinal de que ela está morrendo e pode ser tarde demais para recuperá-la. Mas para que isso não aconteça, quando suas folhas estiverem secas e queimadas, borrife água nelas e mantenha o substrato úmido.
A ráfia é perigosa para crianças ou pets?
Essa palmeira não é tóxica para os bichinhos nem para os pequenos, portanto pode ser usada sem preocupações na decoração de sua casa.
Viu como é fácil cultivar essa linda palmeira?