Como escolher o melhor vaso para as suas plantas?

Atualmente, existe uma variedade de vasos disponíveis no mercado, de estilos, cores, tamanhos e materiais diferentes. Porém, é importante saber que cada tipo de planta terá uma necessidade distinta (água, sol, temperatura) que irá influenciar diretamente na escolha do vaso ideal.

Além dessas necessidades de sobrevivência da sua verdinha, é claro que a decoração também terá peso na hora de optar pelo melhor modelo de vaso.

Por isso é importante levar todos esses fatores em conta e, para te ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas valiosas. Confira!

1. Conheça suas plantas

Como mencionamos anteriormente, é fundamental saber quais são as necessidades de sua planta. Para isso, você precisa conhecer muito bem a verdinha que tem em casa ou que irá comprar. Estude, pesquise, pergunte na flora ou garden que costuma ir e aprenda a demanda de sua plantinha quanto à água, sol, temperatura e, inclusive seu crescimento e tamanho de raízes.

2. Temperatura

Considere a temperatura do ambiente quando for fazer sua escolha de vaso, pois dependendo do material dele, irá reter mais ou menos calor.

Se sua plantinha for menos resistente ao calor, evite vasos de plástico, visto que eles esquentam muito, especialmente se forem de cores escuras. Neste caso, opte por vasos de barro ou cerâmica. A seguir vamos falar mais sobre os materiais.

3. Drenagem

Independente do tipo de vaso, ele precisa ter furos na base para que a água das regas seja devidamente drenada, caso contrário, o substrato ficará encharcado e as raízes podem apodrecer.

Vaso e cachepot são a mesma coisa?

Antes de falar sobre os tipos de vasos, é importante elucidar sobre uma confusão muito comum entres dois itens que têm propósitos diferentes. O vaso tem um objetivo funcional dentro da jardinagem, é a peça que tem os furinhos na base para auxiliar no escoamento da água das regas.

Foto: 2LMs-Image/Canva

Já o cachepot é um objeto de decoração que, como a própria tradução de seu nome francês para o português indica “esconder o pote”. De diferentes formatos, tamanhos, cores, ela dá um toque especial à decoração de casa.

Tipos de vasos

Plástico

Este é o tipo mais comum e o mais acessível, sendo encontrado em diferentes cores e tamanhos. Mas atenção, como já citado, esse material retem calor com facilidade, podendo aquecer demais o substrato e sua plantinha, portanto, evite usá-lo em espécies que não são resistentes à altas temperaturas.

Barro ou cerâmica

Aqui é o inverso. Por serem materiais que possibilitam equilíbrio térmico, a recomendação é de usá-los para aquelas variedades de plantas menos resistentes ao calor. Neste caso, o ponto de atenção diz respeito à rega, pois eles absorvem água com mais facilidade.

Cimento

Resistentes, robustos e pesados, são mais indicados para o quintal, jardins e outras áreas externas. A dica interessante é para quem tem habilidade com trabalhos artesanais e podem fazer vasos desse material na sua própria casa.

Vidro

Esse tipo de vaso é recomendado para espécies de plantas cujas raízes vivem submersas em água ou para as flores de corte. Pode ser uma opção também para fazer o enraizamento na água de algumas plantas, como a peperômia.