(Foto: Photonewman/ Canva)
(Foto: Photonewman/ Canva)

A rosa-do-deserto é uma planta originária da Tailândia, desertos e na África, exatamente por te uma grande facilidade em se adaptar ao clima seco e muito quente, ela também consegue se desenvolver no Brasil.

Seu nome original é Adenium obesum e pertence à família Apocynaceae, a sua beleza e delicadeza também são destaque dessa flor. Elas conseguem chegar até quatro metros de altura, seu caule tem um formato diferente e por esse motivo consegue reservar bastante água e suporte fortes ventos.

(Foto: Pichaitun/ Canva)

Como plantar a Rosa-do-Deserto?

Como são originárias de ambientes de muito calor e baixa umidade, a rosa-do-deserto pode ser plantada por meio de mudas ou sementes, devagar e de forma gradativa.

Instruções e dicas

O primeiro passo é escolher o vaso adequado, que tenha um boa drenagem de água e que seja fundo. Coloque no vaso o substrato com terra, areia grossa e húmus de minhoca. Para que a planta consiga ter nutriente para crescer, desenvolver saudavelmente.

(Foto: Egasit_Mullakhut/ Canva)

Em seguida coloque as sementes, deixe em um lugar que receba sol diretamente e durante todo o dia. Faça a rega apenas quando a terra tiver seca.

Como cuidar da Rosa do Deserto?

Clima

Como a rosa-do-deserto está acostumada com regiões quente, a flor conseguiu se adaptar ao clima brasileiro. Porém, não consegue se adaptar ao frio, precisa estar sempre aquecida.

Dessa forma, a melhor maneira é deixá-la em sol pleno e direto, ela também aceita a meia sombra, mas só vai florescer quando receber sol direto. Normalmente, sua floração acontece na primavera.

(Foto: Pichaitun/ Canva)

Rega

A rosa-do-deserto se acostuma com a falta de água. Por esse motivo, tem o caule diferenciado, mais grosso, para o armazenamento de água.

Por tanto, a rega se torna simples, regue apenas quando a terra estiver bem seca, se certifique que o sono não esteja úmido. Não deixe água em excesso, por isso a drenagem do vaso é muito importante, para que não aconteça o apodrecimento das raízes.

[tdj-leia-tambem]

Poda

É preciso fazer a poda de flores murchas e galhos secos, que deve acontecer semanalmente. Mas, não esqueça de sempre usar as luvas, faça com cuidado e atenção.

A seiva da rosa-do-deserto tem toxidade alta, por isso não deve ter contato com a pele. Servindo também para crianças, pets. Não podendo ter contato direto com a seiva da planta.

(Foto: Noppharat05081977/ Canva)

Adubo

Mesmo já estando acostumado com a secura do deserto e com solos pobres, ela também precisa de substratos e adubo, dessa forma é preciso usar os que sejam drenáveis e que dão os nutrientes corretos. Também é indicado o uso de fertilizantes.