(Foto: Canva/Thiradech)
(Foto: Canva/Thiradech)

Além de ser um ótimo hobby, plantar e cuidar de plantas, tanto ornamentais quanto hortaliças, deixa a casa muito mais bonita e aconchegante. Muitos estudos comprovam que ter contato com plantas e com a terra alivia o estresse.

E o melhor, você não precisa de nenhum curso de jardinagem para cuidar de algumas plantas. Como é o caso da bromélia, muito bonita e fácil de cuidar e cultivar. Para isso, basta conferir nossas dicas e arrasar na decoração com sua nova e linda plantinha.

Como plantar bromélia?

(Foto: Canva/NaiyanaDonraman)

Você pode cultivar bromélias em casa ou apartamento, ou em seu jardim ou espacinho de flores.

  • Primeiro prepare um vaso drenável (com furos no fundo) e coloque o seguinte substrato:  terra, areia, húmus de minhoca, fibras ou casca de coco.
  • Para facilitar a drenagem, coloque no fundo do vaso brita ou uma manta de drenagem. 
  • Em seguida, coloque a muda de bromélia no vaso com as raízes bem enterradas;
  • Nos primeiros 15 dias coloque adubo foliar universal.

Fazer o plantio com a muda é mais indicado por conta do tempo que ela demora para se desenvolver, mas também pode ser feito a partir de sementes.

Depois do plantio, a parte mais importante são os cuidados.

Como cuidar das bromélias?

Luminosidade

(Foto: Canva/Orthosie)

As bromélias com folhas mais acinzentadas, espinhentas, avermelhadas e prateadas gostam bastante do sol, sendo assim podem ficar expostas por mais tempo.

Já no caso das que possuem folhas macias, verdes ou verdes mais escuras, é mais indicado que permaneçam na sombra. Elas até podem pegar sol, mas não por muito tempo nem o sol escaldante.

Regas

(Foto: Canva/gyro)

Como são plantas tropicais as bromélias gostam do solo úmido. Porém, tome cuidado para não enxarcar o solo e matar sua plantinha afogada ou apodrecer suas raízes. Lembre-se de não regar as folhas, apenas a terra. Coloque água de uma a duas vezes por semana, e nos dias mais quentes de três a quatro vezes.

Solo

(Foto: Canva/evablancophotos)

Quanto ao solo ideal para bromélia, basta mantê-lo alto teor de nutrientes orgânicos e pH mais próximo do neutro. A mistura que indicamos para o plantio já o suficiente para que ela mantenha a umidade da planta.

Poda e floração

(Foto: Canva/Maria Tyutina)

E por fim, saiba que você não precisa se preocupar com a poda, as bromélias não precisam. Ou seja, somente retire as folhas secas e danificadas. Além disso, o tempo de floração da bromélia depende da espécie que você escolher e do ambiente, pode levar meses ou anos.

Como resultado, seguindo essas dicas super simples, logo logo você terá lindas bromélias para decorar sua casa.

[tdj-leia-tambem]