
A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados.
Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns até tentam comer a catnip. A reação vem através do cheiro e dura poucos minutos. Estudos dizem que gatos mais velhos e castrados podem até ser imune aos efeitos.

A catnip vicia os gatos?
Essa erva não provoca vício ou dependência nos felinos. É inofensiva, age apenas como estimulantes, e auxilia gatos triste e apáticos.
Também ajuda a diminuir o estresse dos gatos e auxilia os felinos a ficarem mais em determinados espaços.
Como plantar a erva do gato?

Em primeiro lugar, o ideal é que a erva de gatos seja plantada em uma profundidade de até 30 cm de terra fofa comum. Coloque as sementes em pequenos buracos e mantenha um espaço razoável entre eles. Essa essa erva pode ser plantada tanto em vaso quanto diretamente no solo.
Para ter um bom desenvolvimento é necessário que a erva-do-gato receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.
É importante que não use nenhuma substância química no cultivo, pois pode interferir no cheiro natural da planta. Opte por adubos orgânicos.

Cuidados
Rege sua planta ainda em desenvolvimento duas vezes por dia, de manhã e de noite. Lembre-se, com cuidado para não encharcar.
Além de deixar o seu gatinho muito feliz, a catnip atrai insetos que polinizam flores e frutas. Outra ótima noticia, é que a catnip repele pragas e ratos. Por fim, você ainda ganha uma nova plantinha para decorar sua casa.
[tdj-leia-tambem]