
A lichia é uma fruta originária da China, mas que se adaptou muito bem as condições climáticas brasileira. Ela tem uma aparência exótica, com um sabor doce e casca vermelha, pode ser consumida sozinha, em receitas culinárias e em drinks.
Essa fruta é rica em antioxidantes, vitamina C, potássio, fósforo e ferro, todos nutrientes que ajudam a manter o corpo saudável e forte.

O Horta e Jardim vai te mostrar algumas dicas e orientações para o melhor cultivo dessa linda e gostosa fruta em casa. Porém, já adiantamos que apesar de ser simples e fácil, é um processo demorado, já que o fruto demora cerca de dez anos para começar a produzir.
Como plantar lichia a partir do caroço
O primeiro passo é separar a semente, deixa ela livre da polpa branca e depois disso, deixe-as secando por no máximo três dias. Enquanto isso, é preciso escolher vaso em que será plantado, é importante que seja de tamanho médio e que consiga ajudar a planta na drenagem da terra.

Em seguida, encha o vaso de adubo, podendo ser aquele que você produz em casa, ou até mesmo os que são encontrados em casas de jardinagem, aquilo que for melhor pra você.
A dica para essa etapa, é plantar até cinco sementes em cada vaso, já que a germinação da Lichia é no máximo 70%. Além de que, é indicado que deixe a germinação acontecer com a semente deitada, para deixar espaço suficientes para o crescimento inicial da raiz.

Não esqueça de umedecer a terra com água filtrada e deixe o lugar em que plantou tampado com terra. A dica é deixá-la no sol nos primeiros dias, para que a evaporação da água faça umidade e acabe regando sozinha a planta. Cerca de um mês depois, os primeiros sinais que a germinação deu certo, começaram a aparecer.
[tdj-leia-tambem]
O último passo, é observar o crescimento, com o tempo vão aparecendo novas folhas, o caule vai começar a crescer e assim por diante. Porém, como já dito, o fruto dessa planta demora cerca de dez a 12 anos, para nascer e dar as frutas deliciosas.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		