
Mandioca, macaxeira ou aipim, não importa o nome, essa raiz é muito popular em todas as regiões do Brasil. Cozida ou frita, todo mundo adora, mas além de muito gostosa, a mandioca é rica em carboidratos, potássio e ainda é diurética.
Antes de começar a aprender o passo a passo para plantar mandioca, você precisa diferenciar a mandioca-brava da mandioca-mansa.
- Mandioca-brava é a industrial, utilizada na alimentação de gado, mas precisa ser triturada e exposta ao sol por pelo menos 24 horas antes de ser consumida.
- Mandioca-mansa, também conhecida como doce ou de mesa é mais fácil de ser comercializada e não precisa de tantos cuidados ou processamento industrial. Essa é a mais utilizada em plantações caseiras.
Depois de escolher qual delas se adequa melhor as suas necessidades e preferências, é hora de colocar a mão na massa.
Como plantar mandioca
Solo
O mais indicado é que o solo para o plantio de mandioca seja rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. Evite solos muito compactos e pesados, isso prejudica o crescimento das raízes.
Clima
Por ser uma planta tropical, a mandioca precisa de temperaturas acima de 18ºC para se desenvolver, portanto o clima ideal para o plantio é quente e úmido.
Luz
Essa raiz gosta de luz solar direta, caso não seja possível, o indicado é que fique em sombra parcial, mas fique atento, ela precisa de muita luz direta para crescer e se desenvolver bem.
Colocando a mão na massa
Com os itens acima definidos, é hora de iniciar o plantio.
1º passo
Comece fazendo covas de 25 centímetros de largura, e de 5 a 10 centímetros de profundidade. Coloque os caules de mandioca, também conhecidos como “ramas” nas covas. O mais indicado é que sejam colocadas na posição vertical, pois assim as raízes ficarão mais superficiais e facilitará a colheita.
Se for plantar mais de uma fileira, deixe um espaço de mais ou menos 1 metro entre as fileiras.
2º passo
É muito importante dar atenção a regularidade das regas, pois a mandioca é sensível a falta de água. Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado.
Somente depois de bem desenvolvidas que a mandioca tolera períodos de seca, mas não faça disso um hábito.
3º passo
Durante os primeiros cinco meses, fique atento a plantas invasoras e fungos que podem roubar os nutrientes do solo da mandioca e evite podas, pois isso diminui a produção e crescimento das raízes.
Colheita da mandioca

A colheita pode ser feita de 12 a 18 meses após o plantio. Depende muito da espécie que você escolheu e se houve algum dano durante o cultivo. Observe se as raízes já tem mais de 3 centímetros de diâmetro.
Cuidados
A mandioca pode liberar uma substância tóxica chamada ácido cianídrico, por isso, nunca consuma as raízes ou ramos crus. Lave muito bem e cozinhe.
Apesar do longo ciclo de plantação, vale muito a pena ter essa deliciosa raiz em casa, prontinha para o consumo.
[tdj-leia-tambem]