(Foto: Matauw/Canva)
(Foto: Matauw/Canva)

Geralmente conhecidas por fazer parte das comidas típicas do natal, as nozes são comuns em bolos e pães. Além disso, é um alimento poderoso, além de trazer muitos benefícios para saúde, também auxilia quem está de dieta.

As nozes nascem em árvores, que crescem bastante, e algumas espécies são tóxicas para as plantas cultivadas no mesmo solo. Como por exemplo a noz preta, ela mata as plantas próximas a ela, como macieiras, pés de tomate e pinheiros.

O plantio de nozes tem lá suas particularidades, nesse post te ensinamos tudo que você precisa saber sobre o cultivo, cuidados, dicas e curiosidades, confira!

(Foto: maxmann/Canva)

Como plantar nozes?

1º passo – Sementes

Antes de mais nada, você precisará encontrar uma semente de noz que não foi tratada nem processada. Sendo assim, as industriais vendidas em mercado estão fora de cogitação, pois essas sementes não eclodem.

As nozes devem ser naturais, descascadas e recém recolhidas. É mais comum encontra-las durante o outono.

2º passo – Clima e solo

A ‘nogueira’, como costumam chamar a árvore de nozes, preferem o clima frio, apesar disso, algumas espécies já aprenderam a se adaptar em climas mais amenos. Do mesmo modo, o solo, dever ser de boa qualidade, bem drenável e argiloso. O PH pode ficar entre 5 e 8. Procure evitar terrenos inclinados e pedregosos.

(Foto: Ewa the doer/Canva)

3º passo – Preparo da semente

  1. Em primeiro lugar, escolha a espécie na nogueira que mais se adapta ao tipo de clima e solo que você tem disponível para o plantio;
  2. Em seguida, você pode tirar a casca ou plantar a semente inteira. Para isso, deixe a semente durante 3 dias na água, pois as nozes são MUITO duras, depois quebre e descasque.
  3. É necessário deixar as nozes na geladeira em sacos plásticos (esse processo é chamado de extratificação) de 2 à 4 meses para auxiliar na geminação, isso para pequenas quantidades. Para grandes quantidades, cave um buraco em solo drenável entre de 3 à 6 metros de comprimento. Encha com camadas de areia, folhas e palhas, terminando a cobertura com tela para impedir roedores de acessar as nozes.
  4. Após os 90 dias, retire as sementes da geladeira ou desenterre, e separe as que já estão com brotos. As que não estiverem, descarte.
(Foto: to_csa/Canva)

4º passo – Plantio

O plantio das nozes pode ser feito tanto em vasos, quanto diretamente no solo, em hortas ou jardins.

Vaso

Horta

Lembre-se da toxidade das nozes, e a mantenha longe de outras plantações.

  • Faça buracos de 5 à 7 cm de profundidade, coloque as sementes com brotos e cubra com terra. Se for plantar várias nogueiras, faça o espaçamento entre elas de 3 à 4 metros.
  • Regue até o solo ficar úmido.
  • Por fim, após as mudas de nozes tiverem crescido aproximadamente 2 anos, faça o desbaste e só deixe as saudáveis.
(Foto: rotofrank/Canva)

Dessa forma, você terá uma nova árvore ou pé de nozes aí mesmo na sua casa. E o melhor, totalmente natural, sem aditivos ou processamentos.