(Foto: Coskuna/ Canva)
(Foto: Coskuna/ Canva)

A salsa ou salsinha é uma erva que pode ser cultivada uma ou duas vezes no ano, ou seja ela é bienal ou anual. Nativa da região mediterrânica central, mas naturalizada por todo território europeu, é cultivada como condimento ou hortaliça.

Muito usada no preparo de alimentos e diversas receitas, a salsinha faz muito bem pra saúde, já que na sua composição estão as vitaminas A e C, ela também tem um grande potencial diurético e ajuda na digestão.

Dessa forma, o Horta e Jardim vai te ensinar a como plantar e cuidar da sua salsinha em casa.

(Foto: Mizina/ Canva)

Como plantar Salsa

Solo

A salsa precisa de um solo muito bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Mas também precisar estar sempre com o sue pH controlado entre 5,8 e 7,2. Outra dica é que a salsinha é um erva rústica, por esse motivo ela consegue se desenvolver em diversas condições de solo. Dessa maneira, se desenvolve também em solos pouco férteis, mas o mais indicado é que tudo esteja correto para o seu melhor desenvolvimento.

(Foto: LenkaPrusova/Canva)

Clima

Essa erva consegue se desenvolver em diversos climas, mas com seu desenvolvimento melhor em regiões de climas amenos. Já que as altas temperaturas induzem a um florescimento precoce da planta.

[tdj-leia-tambem]

Para o seu crescimento é melhor que ela pegue sol diretamente ou parcialmente. Em lugares de climas mais quentes, a dica é deixar a planta em lugares frescos, na sombra, mas bem iluminado, sem exposição direta ao sol.

Germinação da salsinha

(Foto: Motorolka/ Canva)

Você encontra sementes da salsinha em lojas especificas de jardinagem, porém elas levam cerca de duas a seis semanas para germinar. A dica, neste caso, é deixar de molho na água morna por um dia para acelerar esse processo e já plantar em um local definitivo.

Depois de germinadas e criando raízes, elas podem chegar a até 80 cm de altura, e cerca de 50 cm de profundidade.

Irrigação

Neste caso, a irrigação deve acontecer sempre que o solo estiver seco. Já que a salsa gosta do solo sempre úmido, mas nunca encharcado, porque pode apodrecer a raiz.

Colheita

A colheita das folhas são indicadas para começar cerca de 60 a 90 dias depois do seu plantio. Quando a planta já estiver com, aproximadamente, cerca de 12 a 16cm de altura. Retire sempre as folhas que estejam mais externas e inteiras da planta, ou seja, é preciso que seja retirada no talo.

(Foto: Nicolesy/Canva)