
Originária da Ásia, a flor-de-cera é uma planta trepadeira, queridinha dos decoradores e paisagistas devido as suas belas pétalas que, como o próprio nome indica, são parecidas com cera e conferem elegância aos ambientes.
Cientificamente conhecida como Hoya carnosa, essa planta soma atualmente mais de 50 espécies disponíveis no Brasil, que se adaptaram perfeitamente ao clima tropical. Encontrada nas cores branca, amarela ou rosa, com diferentes tonalidades, a flor-de-cera apresenta caules finos e, em geral, poucas folhas, além de aroma adocicado.
Como cultivar a flor-de-cera
O cultivo da flor-de-cera é relativamente fácil, entretanto ela requer alguns cuidados para que continue sempre linda.
Luz e temperatura
A flor-de-cera adapta-se facilmente a ambientes internos e externos, mas não tolera temperaturas muito baixas. As condições ideais para o seu desenvolvimento são temperaturas quentes e locais bem iluminados, porém sem exposição direta ao sol. As espécies com folhas mais esbranquiçadas necessitam de mais luz, enquanto as mais verdes podem ficar mais distantes do sol.
Rega
A flor-de-cera precisa de solo úmido, mas sem ficar encharcado. Nos dias mais quentes, é necessário regar com mais frequência, sempre que notar que a terra está seca. Já no inverno, a frequência pode ser reduzida para uma vez ao mês.
Dica: as folhas são um bom indicador do nível de umidade adequado. Se ficarem amarelas com pontos negros, é sinal de que está sendo regada em excesso; se ficarem duras e com manchas, precisa de mais água.

Solo
O solo ideal para a flor-de-cera é fértil e bem drenado. Uma mistura de terra, castanha de arroz carbonizada, vermiculita e carvão pode ser um bom substrato.
Vasos
A flor-de-cera não precisa de um vaso muito grande, já que prefere ter suas raízes compactadas. É importante lembrar de fazer furos no fundo do vaso para permitir a drenagem de água. Como é uma planta trepadeira, é recomendável deixar o vaso próximo a áreas onde ela possa se apoiar e crescer. Você pode utilizar vasos suspensos para um visual ainda mais charmoso.
Poda
Essa planta floresce na primavera e permanece florida até o final do verão. Quando as flores murcharem, deixe-as cair sozinhas; nunca corte os pedúnculos, pois é por onde surgirão as próximas flores. Faça a poda apenas se observar alguma parte danificada ou doente.
Adubação
A adubação natural é a melhor, para isso, utilize esterco bovino.
Mudas
Mudas de flor-de-cera podem ser produzidas por meio de galhos podados e plantados diretamente no substrato. No início do seu desenvolvimento, é recomendável deixar a planta em um local com meia-sombra.
Por que minha flor-de-cera não dá flores?

Existem alguns fatores que podem prejudicar o florescimento da sua planta, entre eles:
Falta de luz: é possível que a sua planta não esteja recebendo a quantidade necessária de luz. Nesse caso, você deve movê-la para um local mais iluminado, mas sem expô-la diretamente à luz solar.
Temperatura muito baixa: quando as temperaturas estão muito baixas, é mais difícil para as plantas florescerem. O ideal é manter a temperatura entre 15°C e 25°C.
Falta de nutrientes: adube a sua flor-de-cera durante a primavera e o verão, a cada 20 dias, com um composto rico em potássio.
Planta muito jovem: se a sua flor-de-cera for muito nova, pode ser que ela não floresça. Se a planta parecer saudável, não há motivos para se preocupar.
Seguindo essas dicas e monitorando o desenvolvimento da sua flor-de-cera, dificilmente você terá problemas.