Cultivar plantas melhora a saúde física e mental

Estudos recentes mostram que a jardinagem é mais do que um passatempo, é um hábito que pode ajudar a melhorar sua saúde mental e física. 

Uma pesquisa feita com mais de 6 mil pessoas no Reino Unido, publicada na revista acadêmica Cities, revelou que cuidar de plantas em casa ou hortas, pelo menos duas a três vezes por semana, traz melhorias de bem-estar e alívio de estresse. 

Contudo, sabemos que o grande motivador para jardinagem estar em nossas vidas é o prazer de cuidar das verdinhas.

Benefícios da jardinagem para todas as idades

As evidências apontam que o cultivo de alimentos para consumo próprio ou de plantas para paisagismo e decoração tem efeitos positivos para a saúde em todas as idades. Porém, essa sensação de bem-estar tende a aumentar de acordo com o envelhecimento da pessoa.

Em crianças, os benefícios estão associados à redução de dificuldades emocionais, sociais e comportamentais. Enquanto isso, nos adultos ajuda no alívio do estresse e no bem-estar físico. Por fim, nos idosos as evidências mostram a diminuição de índices de depressão.

Hortoterapia

Cultivar hortas, jardins e plantas como um forma de terapia está associado ao tratamento de diferentes patologias em estágios distintos da vida.

Essa atividade auxilia na prevenção e no controle de doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, ansiedade, raiva e fadiga‍.

Para muitos, a jardinagem pode ser mais relaxante do que outros meios de lazer. O ritmo de vida atual faz com que fiquemos sempre ligados e conectados no mundo digital. Contudo, isso gera certa fadiga, irritabilidade, estresse e mau humor. 

É possível reverter essa situação trocando os celulares pelas plantas. Quando estamos mexendo na terra, em contato com a natureza, é um momento em que não há necessidade de nos esforçarmos para prestar atenção, é um processo involuntário de apenas estarmos presentes e apreciando o momento.

Já quando falamos de exercícios físicos, é claro que cuidar das plantas não é equivalente a ficar horas na academia. Porém, capinar, plantar, cavar e outras tarefas que requerem certa força e alongamento é uma maneira de exercício de baixo impacto, por isso é indicado para pessoas de mais idade ou com dores crônicas.