Deixe seu jardim lindo com a flor-de-cera! Saiba mais sobre essa bela planta

Nativa da Ásia, a flor-de-cera é uma planta trepadeira adorada por decoradores e paisagistas. Como o próprio nome indica, suas flores de pétalas grossas parecem ser de cera, o que confere charme e graciosidade aos ambientes.

Seu nome científico é Hoya carnosa e hoje conta com mais de 50 espécies disponíveis no Brasil, já que ela se adaptou muito bem ao nosso clima tropical. De perfume adocicado, a flor-de-cera é encontrada na cor branca, amarela ou rosa, em diferentes tonalidades. Além disso, ela possui caule fino e, em geral, não apresenta muitas folhas.

Como cultivar a flor-de-cera

O cultivo da flor-de-cera não é complicado, entretanto requer alguns cuidados para que sua planta continue sempre linda. Ela adapta-se facilmente a ambientes internos e externos, mas ela não gosta de temperaturas muito frias.

Confira algumas dicas para ter plantas sempre bonitas:

Luz e calor

O ideal para o desenvolvimento da flor-de-cera são temperaturas quentes e locais com muita luz, mas que não seja diretamente na planta. As espécies que possuem folhas mais esbranquiçadas necessitam de mais iluminação, enquanto as mais verdes podem ficar mais distante do sol.

Rega

A flor-de-cera necessita de solo úmido, sem ficar encharcado. Nos dias mais quentes, é preciso reforçar as regas, sempre que notar que a terra está seca, enquanto no inverno, a frequência pode ser de uma vez ao mês.

Foto: Gamze Demirezen/Canva

Dica: as folhas são um bom sinal se a quantidade de água está adequada. Se ficarem amarelas com pontos negros, é indício de muita rega; caso fiquem duras e com manchas, precisa de mais água.

Solo

O solo ideal é aquele fértil e bem drenado. Um substrato interessante para a flor-de-cera é uma mistura de terra, castanha de arroz carbonizada, vermiculita e carvão.

Vasos

A flor-de-cera não necessita de um vaso muito grande, já que ela gosta que suas raízes fiquem compactadas. Importante lembrar de fazer furos no fundo do vaso para a drenagem de água. Como trata-se de uma planta trepadeira, deixe o vaso próximo a áreas em que ela possa se sustentar e crescer. Você pode utilizar vasos pendentes para dar um visual ainda mais charmoso.

Foto: Canva

Poda

Essa planta floresce na primavera, mantendo-se florida até o final do verão. Quando as flores murcharem, deixe que elas caiam sozinhas; nunca corte os pedúnculos, pois é por onde as próximas flores surgirão. Só faça a poda caso observe alguma parte danificada ou doente.

Adubação

A melhor forma de adubação é a natural, para isso, você pode utilizar esterco bovino.

Mudas

A muda de flor-de-cera pode ser produzida por meio de galhos podados e plantados no substrato. No início, é importante deixar a plantinha em desenvolvimento em um local à meia-sombra.

Por que minha flor-de-cera não floresce?

Hoya bella. Foto: bessefr/Canva

Alguns fatores podem contribuir para o não florescimento da sua planta, entre eles:

pouca luz: talvez ela não esteja recebendo luz em quantidade suficiente, portanto, leve o vaso para um local mais iluminado, porém sem luz solar direta;

muito frio: temperaturas muito baixas tornam difícil o florescimento da planta; o ideal é que as temperaturas fiquem entre 15º e 25º C;

falta de nutrientes: adube a flor-de-cera na primavera e no verão, a cada 20 dias, com um composto rico em potássio;

pouca idade: pode ser que sua planta ainda esteja nos primeiros anos de cultivo e por isso não irá florir; caso pareça sadia, não há motivos para se preocupar.

Conheça 8 tipos de flor-de-cera para usar na decoração

Hoya cumingiana. Foto: Nicola Branson/Canva
  • Hoya carnosa: a mais comum nos jardins, em sua maioria na cor rosa, cresce de forma pendente, formando belos cachos
  • Hoya tricolor: chama atenção pelas folhas, as quais apresentam variações nas cores verde, rosa e amarelo
  • Hoya cumingiana: tem flores amarelas com o centro avermelhado e folhas arredondadas
  • Hoya bella: delicada, possui folhas sensíveis e flores brancas, sendo indicada para ambientes internos
  • Hoya kerrii: possui grandes folhas em formato de coração e cresce de modo vagaroso
  • Krinkle kurl: também de crescimento lento, apresenta folhas curvadas
  • Hoya obscura: de cachos fartos, suas flores possuem suave perfume
  • Hoya pubicalyx: considerada uma espécie rara, possui tonalidade negra

Siga essas dicas e fique de olho no desenvolvimento da sua flor-de-cera que dificilmente você terá problemas.