(Foto: Thuanexciter/Canva)
(Foto: Thuanexciter/Canva)

A pitaya certamente é aquela fruta que você conhece pela aparência mas nunca experimentou. Além de linda, ela trás diversos benefícios para saúde, é versátil, e fácil de se cultivar.

Confira alguns dos benefícios da pitaya para sua saúde:

  • Protege as células do organismo;
  • Combate doenças cardiovasculares;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • É uma excelente fonte de antioxidantes;
  • Auxilia no combate de diabetes;
  • Estimula o bom funcionamento intestinal.

Depois de saber que uma única fruta proporciona todos esses benefícios para saúde não dá para deixar ela de fora do seu cardápio, não é mesmo?

pitaya
(Foto: IltonRogerio/ Canva)

Sendo assim, nós te ajudamos a plantar a pitaya aí mesmo na sua casa, com um passo a passo rápido e fácil, cofira!

Como plantar pitaya?

1º passo – Formação das mudas

Antes de mais nada, você deve decidir se suas mudas de pitaya serão formadas a partir de sementes ou estacas.

  • Sementes: Nesse caso, basta retirar as sementes de uma pitaya já madura, lavar e semear em um recipiente com areia e substrato. A rega deve ser diária sem encharcar, e a formação da muda ocorre de 8 à 12 dias após o plantio. Depois do surgimento da muda, diminua a frequência da rega até o momento do cultivo.
  • Estacas: Desta forma, as estacas devem ser retiradas de uma pitaya saudável. O plantio deve ser feito em um local escuro e as regas devem ser diárias até a formação da muda. Em seguida, é só esperar o momento para transplantar a muda para o local do cultivo.

[tdj-leia-tambem]

2º passo – Condições do local de plantio

Solo

o solo ideal deve ser leve e possuir um baixo nível de retenção de água, com pH entre 6 e 7.

Clima

A pitaya é uma planta tropical, acostumada com regiões quentes e secas. Sendo assim, o cultivo deve ser feito em locais com temperaturas que variam de 18ºC a 26ºC. Por outro lado, caso o local do plantio seja frio, para se desenvolver bem ela precisa permanecer em uma estufa, onde é possível controlar a temperatura do ambiente.

(Foto: gyro/Canva)

Regas

A irrigação deve ser feita somente quando o solo já estiver seco. Tome cuidado para não encharcar e acabar apodrecendo as raízes da sua pitaya.

Iluminação

Por fim, diferente de outras frutas, a pitaya precisa de iluminação direta por 10 horas diárias em seu caule para se desenvolver.

Onde plantar?

O local mais indicado para o plantio de pitaya são os jardins e quintais, pois o pé dessa fruta pode passar de um metro.

Um aspecto interessante da pitaya, é que além dos frutos, ela também tem flores brancas e amareladas que vão deixar o ambiente ainda mais bonito.

(Foto: Antonino Ferreira/Canva)

Dica

Uma dica para ajudar sua pitaya quando estiver crescendo, é sustente-la com estacas ou bambus, pois é uma fruta pesada e pode pender para baixo.

Portanto, agora é só colocar a mão na massa e começar a cultivar a sua pitaya aí mesmo, no chão da sua casa.