(Foto: chaiyon021/Canva)
(Foto: chaiyon021/Canva)

Cultivar uma horta em casa muda nossa relação com a comida. É incrivelmente benéfico ter certeza de que o alimento que consumimos é saudável e livre de agrotóxicos. Além disso, inovar no jardim e ter hobby é sempre bom.

Todo o processo de cultivo pode ser muito prazeroso, desde que o plantio dê certo no final. Existem alguns erros que podem custar suas hortaliças, conheça os mais comuns para evita-los.

Principais erros que podem custar sua horta

1 – Rega incorreta

(Foto: Anchy/Canva)

Em primeiro lugar, o erro mais cometido nos cuidados com a horta é a quantidade de água usada nas regas. Cada planta tem sua necessidade, porém uma coisa é certa; não deve ser muita água para afoga-la, nem pouca para que morra de sede. O ideal é que o solo seja mantido úmido, e sempre confira antes de oferecer a próxima rega.

2 – Preparação das sementes

(Foto: piyaset/Canva)

Quanto as sementes existem alguns erros que podem ser cometido a depender da forma que é disposta no solo. O primeiro é quando enterram as sementes fundo demais, isso faz com que ela perca a força necessária para germinar. O ideal é que fique próxima ao solo.

Em seguida, um erro muito cometido é a quantidade de sementes colocadas no mesmo buraco. As sementes precisam de espaço para germinar, sendo assim, o indicado é apenas 3 sementes por buraco. As únicas exceções são salsinha, cebolinha e coentro que precisam de 8 sementes por buraco.

[tdj-leia-tambem]

3 – “Plantas amigas”

(Foto: zeljkosantrac/Canva)

Da mesma forma que existem as plantas amigas, existem aquelas que não se dão bem e não devem ser cultivadas juntas. Alguma das hortaliças que combinam são manjericão, salsa e coentro ou alecrim e sálvia e orégano. As demais, se possível, devem ser cultivadas em solos separados.

4 – Iluminação

(Foto: sureeporn/Canva)

Luz demais pode causar queimaduras irreversíveis as plantas. Da mesma forma, a falta de luz também impede o desenvolvimento das hortaliças. Sendo assim, é importante que você conheça as preferências das hortaliças que vai cultivar, para que ela faça a fotossíntese e cresça saudável.

5 – Adubação

adubo
(Foto: Andrii Zastrozhnov/ Canva)

Assim como os humanos, as plantas também precisam de nutrientes para crescer saudável. Dessa forma, não podemos esquecer de forma alguma de adubar o solo da planta. A adubação vai garantir que a hortaliça receba os nutrientes necessários. O indicado é que seja feita a adubação orgânica com húmus de minhoca, farinha de osso, sachê de chá, adubo de composteira ou similares.