
A erva-de-são-joão é uma planta batizada por conta de suas flores amarelas e brilhantes que florescem na época da festa de São João Batista. Muito utilizada na medicina tradicional como remédio caseiro, auxilia no combate a depressão leve a moderada, assim como os sintomas associados de ansiedade e tensão muscular.
Além disso, ela auxilia na dor de cabeça, gastrite, hemorroidas, tétano, doenças mentais e outros. Porém, essa erva deve ser utilizada com cautela, pois pode apresentar alguns efeitos colaterais. Por isso, alguns países passaram a colocar rótulos de advertência ao comercializar essa erva.

Benefícios da erva-de-são-joão
Algumas pessoas tomam um óleo feito com erva-de-são-joão, essa erva pode ser usada para aliviar alguns sintomas, como:
- hematomas e arranhões;
- Inflamações e dores musculares;
- Escamação e coceira (psoríase);
- Queimaduras de primeiro grau;
- Feridas;
- Picadas de insetos.
Por outro lado, não é indicado aplicar a erva diretamente na pele, pois pode causar séria sensibilidade à luz solar.
Além disso, outros benefícios que o uso dessa erva pode trazer além do bem-estar é o alívio de palpitações cardíacas, sintomas de menopausa e mau-humor.
[tdj-leia-tambem]
Possíveis efeitos colaterais
O uso da erva de São João, se utilizado de maneira incorreta pode acarretar em alguns efeitos colaterais. Além disso, lembre-se que toda e qualquer erva medicinal utilizada deve ser informada ao médico. Entre os efeitos, poder aparecer:
- Dor de estômago leve
- Diarreia
- Boca seca
- Dor de cabeça
- Cansaço
- Tontura
- Ansiedade
- Inquietação
- Formigamento
- Reações alérgicas na pele
- Disfunção sexual ou erétil
- Sonhos vívidos
- Lesão hepática
- Psicose (raro)
Contudo, é imprescindível que gestantes, lactantes e mulheres que fazem uso regular de anticoncepcionais consultem o médico antes de usar a erva de São João.

Como fazer chá de erva-de-São-João
Ingredientes
- 1 colher de chá (2 a 3g) de erva-de-são-joão seca;
- 250 ml de água fervente.
Modo de preparo: Coloque a erva-de-são-joão na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coe e deixe amornar. Em seguida beba de 2 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.
Por fim, com o chá também é possível criar uma compressa úmida que pode ser usada no tratamento da dor muscular e reumatismo.